02/02/2018 - SME - Educação
Crianças usam a imaginação e aprendem conceitos matemáticos em mercadinho na Creche de Verão
O “Supermercado Maria Nair” foi sucesso entre os pequenos da unidade na Fazenda do Rio Tavares

foto/divulgação: Creche Maria Nair da Silva

Mercadinho fez as crianças brincarem, imaginarem, descobrirem e interagirem com o mundo real, com dinheiro e produtos variados

Frutas, ovos, leite. Tudo nos carrinhos e nas cestinhas de compras. No programa Creche de Verão, na Creche Municipal Maria Nair da Silva, na Fazenda do Rio Tavares, as crianças tiveram um dia no supermercado, montado dentro da sala de brinquedos. A proposta, chamada de “Supermercado Maria Nair” fez as crianças brincarem, imaginarem, descobrirem e interagirem com o mundo real, com dinheiro e produtos variados.

De acordo com as professoras Kátia Costa e Aniger de Oliveira Passos, responsáveis pelo projeto, através da vivência de situações do cotidiano constrói-se o conhecimento e criam-se hábitos de consumo consciente e saudável dos alimentos.

A proposta também teve como objetivo trabalhar de forma lúdica a linguagem matemática; desenvolver algumas noções de quantidade, leitura dos rótulos conhecidos e organização do espaço; propiciar um momento de integração com os grupos envolvidos; e envolver as crianças na rotina de organização do momento das refeições.

Após escolher os produtos de sua preferência e colocá-los nos carrinhos e cestinhas, os pequenos formavam uma fila no caixa. A coordenadora do Creche de Verão na unidade, Dulcineia Aparecida da Silva, conta que as crianças menores não aguentavam esperar e comiam as frutas antes mesmo de “pagar”.

Com as frutas, foram feitos geladinhos, servidos como sobremesa no dia seguinte.

O programa Creche de Verão 2018, promovido pela Prefeitura de Florianópolis, foi encerrado na quarta-feira, dia 31 de janeiro.