30/05/2018 - RESIDUOS - Comcap
PMF valoriza resíduos orgânicos com apoio federal
Projeto foi segundo colocado nacional em edital do Ministério de Meio Ambiente e inclui, na prática, segunda etapa do Minhoca na Cabeça

foto/divulgação: Cristiano Andujar / PMF

Composto sólido usado para produção de alimentos em horta sintrópica

As inscrições são gratuitas, CLIQUE AQUI para acessar o link e ver realizadores e apoiadores do projeto.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis lança em seminário no dia 8 de junho de 2018 o projeto “Ampliação e Fortalecimento da Valorização de Resíduos Orgânicos no município de Florianópolis” que inclui, na prática, a segunda etapa do Minhoca na Cabeça com a distribuição de mais 500 kits de compostagem domiciliar. O seminário integrará a programação da Semana de Conscientização Ambiental de Florianópolis.

O projeto foi o segundo colocado nacional em edital do Fundo Nacional de Meio Ambiente e viabilizado por acordo de cooperação financeira com o Fundo Socioambiental Caixa.  Servirá à implantação de sistemas de compostagem em escala individual, comunitária e institucional, com ações de sensibilização e capacitação da comunidade e monitoramento e apoio técnico.

Tem como finalidade ajudar o município a atingir a meta de desvio do aterro sanitário de 45% dos resíduos orgânicos gerados em Florianópolis, conforme estabelece o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS).

As inscrições são gratuitas, CLIQUE AQUI para acessar o link e ver realizadores e apoiadores do projeto.

8 de Junho de 2018, das 8h às 12h

Auditório do Jardim Botânico de Florianópolis

Rodovia Admar Gonzaga, 742-782 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88034-000

Público alvo: autoridades municipais, lideranças comunitárias, coletivos comunitários de agricultura urbana e compostagem, professores e serivdores de escolas públicas municipais, servidores dos centros de saúde municipais, técnicos das secretarias da PMF, participantes do Programa Municipal de Agricultura Urbana, instituições e empresas que atuam na gestão e tratamento de resíduos sólidos.

  Colaboração: O seminário é resultado da cooperação entre Comcap, Floram, superintendências de Agricultura, Habitação e Saneamento e Comunicação, secretarias de Saúde e Educação com os parceiros Cepagro, Cooperativa Revolução dos Baldinhos, Horta Pedagógica e Comunitária do Pacuca, CCA/Ufsc e Sesc Cacupé.

  8h – 8h30min – credenciamento

  8h30min – 9h - abertura do evento

  Composição da mesa oficial com os parceiros do projeto

  Apresentação do FSA Caixa

  9h – 9h20min - Apresentação técnica do projeto – Engenheira sanitarista Flávia Orofino – Departamento de Projetos e Procedimentos da Comcap

  9h20min – 10h10min - Palestra Antônio Oswaldo Storel Júnior- Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente pela Unicamp. Sobre os temas compostagem, sistema agroalimentar e segurança alimentar entre outros.

  10h10min – 11h20min - Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelas instituições parceiras:

 -Secretaria Municipal de Educação

 -Floram

 -Comcap

 -Secretaria Municipal de Saúde

 -Secretaria Municipal de Infraestrutura

 -Cepagro

 -Ufsc

 -Revolução dos Baldinhos

 -Pacuca

  11h20min – 12h – Parte Prática – Reconhecimento das diferentes técnicas de compostagem.

  Visitação aberta às cinco estações de compostagem e horta:

 -Minhoca na Cabeça – Comcap

 -Compostagem Domiciliar – Cepagro

 -Compostagem Escolar e de Saúde – Modelo em tubos

 -Compostagem Comunitária

 -Compostagem Institucional (modelos) - Comcap, Floram e Ufsc

 -Hortas sintrópica e medicinal – Pmau

 -Roda de conversa com palestrante Antônio Storel

  Durante o evento, estará aberta à visitação exposição sobre compostagem e agricultura urbana no espaço cultural Glauco Olinger.

OS PARTICIPANTES DEVEM LEVAR SUAS GARRAFAS OU CANECAS PARA EVITAR O USO DE COPOS DESCARTÁVEIS.