24/06/2010 - SC - Segurança
Verba federal garante construção de molhes de pedra para conter ressaca
Dário Berger recebeordem de empenho de R$ 10 milhões, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, destinado ao pagamento das obras do molhes de pedra na Praia da Armação para conter o avanço do mar.

foto/divulgação: Mauro Vaz

Prefeito retorna ao local da erosão e conversa com a comunidade da Praia da Armação

O Prefeito de Florianópolis, Dário Berger, recebeu hoje a tarde ordem de empenho de R$ 10 milhões, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, destinados ao pagamento das obras do molhes de pedra na Praia da Armação para conter o avanço do mar. A ressaca que atingiu o Sul da Ilha, pegou em cheio a praia da armação destruindo mais de quinze residências construídas próximo ao mar.

A ressaca ocorreu em maio provocando erosão e obrigando o prefeito Dário Berger a decretar situação de emergência no balneário. A situação começou a piorar no final do mês de maio e na ocasião, o secretário de Obras, José Nilton Alexandre, já alertava que era necessário construir um enrocamento à base de pedras para conter a fúria do mar.

 As licenças ambientais foram concedidas, praticamente, no local da erosão, na tarde de 26 de maio, pelo  superintendente do Ibama, Kleber Isaac Silva de Souza e pelo diretor-superintendente da Fatma, Murilo Flores, supervisionada pela Procuradora da República, Analúcia Hartmann. O encontro dos responsáveis pelos órgãos ambientais foi coordenado pelo prefeito Dário Berger.

Hoje, o prefeito retornou à Praia da Armação e pode constatar que as obras estão de acordo com o cronograma de trabalho estabelecido. Os molhes de contenção terão 1.750 metros de extensão. Metade da obra já foi concluída.


galeria de imagens