19/08/2019 - SMTTDE - Desenvolvimento
Programa Juro Zero Floripa completa dois anos de criação

foto/divulgação: Divulgação

Programa Juro Zero Floripa completa dois anos de criação

Quem embarca na missão de empreender em Florianópolis, encontra no poder público municipal, programas que facilitam o crescimento e melhorias para o seu negócio. Uma dessas iniciativas é o programa Juro Zero Floripa, lançado pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, Tecnologia, e Desenvolvimento Econômico. Em dois anos de criação, foram emprestados pelo programa, R$ 377,7 mil para 183 Microempresas Individuais e R$ 803 mil para 164 Microempresas, totalizando cerca de R$ 1,2 milhão concedidos em empréstimos.

Alanna Kern é microempreendedora individual e é proprietária da CRIA Marketing e Vendas, que oferece cursos, mentoria e palestras nas áreas de marketing digital e vendas. Ela tomou empréstimo pelo programa Juro Zero Floripa em Março deste ano e fala sobre como a iniciativa ajudou o seu negócio. “Muitas pessoas buscavam o meu serviço, mas o que estava ‘travando’ elas e o seu negócio era a crença limitante. Por isso, utilizei o empréstimo para buscar uma formação em coaching e mentoria para mim, para me ajudar também, porque nesses processos de autoconhecimento, eu percebi que também precisava disso, de alguém me acompanhando. Foi muito importante porque eu consegui oferecer um trabalho melhor e também me desenvolver ainda mais”, conta Alanna.

"Estamos trabalhando com políticas públicas que vão ao encontro com as necessidades dos empreendedores como acesso ao crédito, ao Mercado, ambiente regulatório, capacitação empreendedora e atendimento ao empreendedor nas comunidades. Tudo isso para tornar Florianópolis, uma cidade ainda mais empreendedora,” explica o superintendente de Desenvolvimento Econômico de Florianópolis, Piter Santana.

Como funciona o programa Juro Zero Floripa

Lançado em agosto de 2017, o programa concede empréstimos sem juros de até 7 mil reais para Micro Empreendedor Individual (MEI) e até 10 mil reais para Micro Empresa (ME) com sede em Florianópolis, de acordo com as condições Juro Zero Floripa. Caso as parcelas do empréstimo sejam pagas em dia pelo microempreendedor, os juros são por conta da Prefeitura de Florianópolis, propositora do programa.

Esse modelo de empréstimo é o primeiro no país a ser realizado por um governo municipal. Os atendimentos, cadastros, análises e emissões do crédito são feitos pelo Banco do Empreendedor, instituição parceira do programa. Para solicitar o crédito, os interessados devem comparecer a qualquer unidade do banco em Florianópolis ou ir até o box 47 do Juro Zero Floripa no Mercado Público. Mais informações sobre a iniciativa podem ser consultadas no link http://bit.ly/ProgramaJuroZeroFloripa