18/09/2009 - SMSP - Segurança
Semana Nacional do Trânsito é comemorada com espetáculo

foto/divulgação: Giancarlo Gemelli

Espetáculo Calota e Gasolina

O espetáculo mostra formas simples de contribuir para a segurança e alerta a platéia para atitudes que podem provocar acidentes e mortes no trânsito. Serão trabalhadas diversas situações, como o avanço de sinal, ingestão de bebida alcoólica, uso de celular na direção, pedestre desatentos e motoristas imprudentes.

As encenações irão acontecer de segunda (22) à sexta-feira (26) na sede da Guarda Municipal, no lado continental das cabeceiras das pontes. Haverá quatro sessões ao dia, sempre às 9h, 10h, 14h30 e 15h30. O espetáculo, encenado pela Companhia de Teatro GG Proarte, de Curitiba, será assistido por 2.800 crianças da rede municipal de ensino.

O público alvo são os alunos matriculados nas terceiras e quartas séries primárias, que conforme os organizadores já estão numa fase de poder assimilar as mensagens e repassá-las para os familiares. Como complemento ao que for apresentado durante a encenação, os professores que assistirem a apresentação receberão uma cartilha para continuar o trabalho educativo em sala de aula.

A peça é patrocinada pela Perkons, especializada no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de fiscalização eletrônica e gestão de trânsito, e pela Volvo, empresa de transportes. Compõem o elenco, desempenhando os papéis dos personagens Calota e Gasolina, os atores Nilton Romano e Antônio Freitas, respectivamente.

As histórias vividas pelos atrapalhados personagens, que passam pelas situações de risco e ensinam como adotar um comportamento seguro no trânsito, já foram vistas por mais de meio milhão de pessoas. A peça está em cartaz desde 2004 e já percorreu mais de 300 cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo. Este ano, a GG Proarte está percorrendo municípios de Santa Catarina e Rio Grande de Sul.

O espetáculo tem o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e foi premiado na categoria Programas de Educação para o Trânsito do VI Prêmio de Educação para o Trânsito do DENATRAN.