16/09/2010 - RESIDUOS - Meio Ambiente
Sipat 2010 propõe novo pacto de sustentabilidade
Semana Interna de Prevenção ao Acidente do Trabalho movimenta a Comcap entre 20 e 24 de setembro com dia sem carro, caminhada e distribuição de caneca para substituir copo plástico

André Rabelo Bittencourt finalizando grafite na Comcap com seu personagem Babosa na camiseta que representa os produtos feitos a partir da reciclagem

Em sequência ao programa interno de repactuação das relações de trabalho Cuidar de Quem Cuida da Cidade, a direção da Comcap potencializa a programação da Semana Interna de Prevenção ao Acidente de Trabalho - Sipat 2010, entre 20 e 24 de setembro, organizada pela Cipa Sede/CTRes com apoio da PMF e Sintrasem.

A programação focada nos temas Saúde, Ambiente, Mobilidade Urbana, Direitos e Deveres e Mudança de Hábitos inclui palestras, distribuição de canecas de aço inoxidável para substituir o uso de copos plásticos, um dia sem carro para os empregados e uma caminhada no Estreito. Também serão distribuídas cartas aos donos de bares e similares solicitando que não ofereçam bebida alcoólica aos operacionais em serviço.

“A Comcap está entre as empresas de limpeza urbana, públicas ou privadas, que oferecem as melhores condições de trabalho no Brasil. Hoje, nosso desafio é valorizar as relações internas de modo a obter ainda melhores resultados – pessoais e corporativos – no atendimento da população de Florianópolis”, afirma o presidente da companhia, Wilson Cancian Lopes. Por isso, além da promoção da saúde do empregado, a programação da Sipat 2010 está orientada a ações de sensibilização para mudanças de hábitos.

“Somos uma companhia que trabalha com saneamento ambiental e, cada um de nós, precisa adotar práticas mais sustentáveis como as de produzir menos lixo, reciclar e adotar formas de deslocamentos de baixo carbono como o transporte coletivo, bicicleta ou mesmo caminhada. A Sipat vai promover exemplos desse novo tipo de atitude que se espera na Comcap.”

Programa Sipat 2010

18 de setembro, sábado: Finalização da grafitagem do muro externo da Comcap com motivo do Ciclo do Lixo.

(Saúde)

20 de setembro, segunda-feira:

• 7h – Abertura da Sipat 2010 com manifestação do diretor presidente, do presidente da CIPA e capelão Valdemar (PM)
  • 7h30min – Apresentação da Divisão de Educação Ambiental - Josiane Rosa e Ricardinho Conceição (Dona Tainha e Vento Sul)
  • 7h40min – Palestra Jairo Pratez (AA)
  • 14h – Alimentação saudável (Sesi)
  • 20h – Cuidados com a Saúde e Higiene Pessoal (Secretaria de Saúde PMF)
  • Entrega de cartas aos donos de bares e similares orientando a não oferecer bebida alcoólica aos trabalhadores da Comcap.

(Ambiente)

21 de setembro, terça-feira:

• 7h – Meio Ambiente (Polícia Ambiental)
  • 7h30min às 9h30min – Café da manhã para margaridas e cravos na Asderlic com entrega de caneca em aço inox para substituir uso de copos plásticos.
  • 14h – Educação ambiental (CTReS – Glória Clarice Martins)
  • 20h – Desmatamento (Floram)

(Mobilidade urbana)

22 de setembro, quarta-feira:

• Dia sem carro para os empregados da Comcap
  • 7h – Mobilidade Urbana (Melissa)
  • 14h – Ciclovia e faixa de pedestres (Ipuf)
  • 20h – Direção defensiva e palestra para motociclistas

(Direitos e deveres)

23 de setembro, quinta-feira:

• 7h – Direitos e Responsabilidades (assédio moral e sexual OAB)
  • 14h - ANIVERSÁRIO DE SETE ANOS DO MUSEU DO LIXO - CTReS - com teatro, contação de história e música
  • 14h – Responsabilidade civil e criminal do acidente do trabalho (procurador do Trabalho Egon Koerner Jr.)
  • 20h – Direitos e deveres sobre EPI e EPC (Sesmt)

(Mudança de hábitos)

24 de setembro, sexta-feira:

• 7h – Palestra e ginástica laboral para todos no pátio (Sesi)
  • 13h – Palestra sobre Empreendedorismo Individual com consultor do Sebrae-SC
  • 14h – Corrida Rústica e Caminhada da Comcap.

arquivos para download