21/09/2010 - RESIDUOS - Governo
"Não somos mais invisíveis, a comunidade sente a nossa falta", avisa André Pereira
Auxiliar operacional André Pereiraemociona colegas e direção da Comcap em depoimento durante o café para margaridas e cravos

Veja depoimento de André Pereira sobre serviço de varrição da cidade

A Comcap realizou nesta terça-feira (21) um café da manhã especial para 160 auxiliares operacionais do Departamento de Limpeza Pública.

“O que eu quero dizer é que nós não somos mais invisíveis. Você que faz o seu roteiro todos os dias no Centro da cidade ou em qualquer outro lugar, o dia que você não for, alguém vai sentir a sua falta. Alguém vai dizer aquele camarada tá de férias, aquela moça que capricha, onde está? Quero dizer que não somos mais invisíveis, a comunidade sente a nossa falta e em troca temos de dar o nosso melhor, fazer o nosso máximo, levar o nome da empresa com orgulho. Levantar de manhã e dizer: hoje eu vou dar o máximo de mim. Por onde eu passei, por onde eu passo, eu procuro fazer o melhor, não importa se estou juntando um cachorro, uma xepa de cigarro...”, disse André Pereira, empregado da Comcap que trabalha no Roteiro 1, no centro da cidade.

Atualmente, o serviço de varrição é realizado na Comcap por 100 mulheres e 60 homens. Depois de cinco anos, a companhia retomou nesta terça a tradição das festas das margaridas e cravos como são conhecidos em Florianópolis os trabalhadores da limpeza urbana.

Inserida no programa A Comcap Cuida de Quem Cuida da Cidade, a atividade teve a moderação dos consultores ECO Talentos, Jaime e Isabela Salvon. Desafiados a subir em cadeiras e dar um depoimento, André Pereira e Fabiana Paiva reforçaram o compromisso da Comcap de atender cada vez melhor o contribuinte e a missão de saneamento ambiental.

“Esse tipo de integração é muito bom, humaniza as relações da empresa”, agradeceu Celui da Luz Lima, que trabalha no módulo da Trindade, ao diretor Administrativo Financeiro, Tertuliano Xavier de Brito.

Substituição de copos descartáveis

O diretor-presidente da Comcap, Wilson Cancian Lopes, iniciou a entrega das canecas de aço inox com as quais a Comcap pretende, gradativamente, substituir o uso de copos plásticos descartáveis. Hoje a companhia gasta em torno de R$ 12 mil ao ano com a compra dos copos plástico e a destinação desse resíduos não tem mercado garantido, o que dificulta a reciclagem.

Até o dia 30 de setembro, cada um dos 1,4 mil empregados da companhia receberá a sua caneca.

Um dia sem carro na Comcap

Na linha de estimular atitudes mais sustentáveis, o presidente também pediu aos empregados da companhia que, nesta quarta-feira (22), dia mundial sem carro, dirijam-se ao trabalho de forma alternativa, usando o transporte coletivo, caronas solidárias, de bicicleta ou a pé.