03/05/2024 - SMTCE - Pesca e Maricultura
Veja o que muda na prática de esportes aquáticos durante a Safra da Tainha
Nova Lei define regras para prática de esportes aquáticos durante temporada de pesca

foto/divulgação: Marcos Albuquerque/PMF

Administração municipal ainda intensificará iluminação pública nos ranchos provisórios

A partir desta quarta-feira (1º) até 31 de julho, as praias de Florianópolis terão um novo motivo para estarem movimentadas: a tradicional temporada da Safra da Tainha. Neste ano, a prática de todos os esportes aquáticos é proibida em algumas praias, diferentemente de anos anteriores, quando apenas o surf tinha restrições.

Na Lagoinha do Leste e nas praias do Matadeiro e da Armação será permitida a prática com até 500 metros de distância para o canto esquerdo da praia e até 500 metros para a direita da entrada da Praia do Moçambique. Na Praia da Joaquina e na Praia Mole, os esportes estão autorizados.

O restante das praias deverá utilizar o sistema de bandeiras, que devem ser instaladas diariamente pelos responsáveis pelos ranchos de pescas, nas cores verde e vermelha, indicando a permissão ou proibição da prática de surf durante o período de pesca da tainha, respectivamente.

Vale ressaltar ainda que a administração municipal intensifica a iluminação pública nos ranchos provisórios durante a safra, juntamente da instalação de banheiros químicos para os pescadores. Para acompanhar a quantidade de tainhas pescadas em cada praia, a  Prefeitura de Florianópolis disponibiliza o Tainhômetro, que pode ser acessado por meio do link: https://www.pmf.sc.gov.br/sistemas/tainha/.

\"A Safra da Tainha não é apenas uma tradição, é um elo entre nossa comunidade e o mar, uma herança que preservamos aqui na Capital. Vamos trabalhar juntos para promover uma boa safra para todos, respeitando as normas estabelecidas e valorizando nossa história\", explica Laurentino Benedito Neves, subsecretário de Pesca, Maricultura e Agricultura.