05/11/2010 - SME - Educação
Projeto da SME incentiva crianças a conhecer comidas típicas da região
Os pequenos da creche Crescervisitaram moradores nativos da Costeira do Pirajubaé

Resgate da Cultura Alimentar da população da Costeira do Pirajubaé

Doze crianças da Creche Crescer, conveniada à Prefeitura Municipal de Florianópolis, fizeram hoje (05/11), às 9h, uma visita à casa dos catadores de berbigão, Janaína e Rafael Lopes, que são pais de Nicolas, uma das 92 crianças da unidade. Em seguida, os pequenos ajudaram a preparar o berbigão, prato típico da região, que foi saboreado por todos.

A iniciativa foi realizada por meio do projeto “Resgate da Cultura Alimentar da população da Costeira do Pirajubaé”, que teve início em setembro.

Segundo a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação da Capital, Angelica Magalhães, os objetivos da ação são identificar os principais alimentos consumidos na região, fazer testes de aceitabilidade com as crianças e incluir esses alimentos no cardápio da creche, elaborando uma pauta com os valores nutricionais.

Além disso, também serão realizadas oficinas de culinária com a equipe pedagógica, da creche Crescer e famílias, para preparação de receitas à base de alimentos típicos.

Serão desenvolvidas, ainda, ações de educação alimentar, por meio de aulas-passeio até a orla para catar berbigão e visita à catadores de caranguejo e moradores para contar histórias aos pequenos.