04/11/2010 - RESIDUOS - Meio Ambiente
PMF, ACMR e Comcap planejam melhorias na coleta do Centro
Maior fiscalização foi solicitada para evitar a exposição dos resíduos fora do horário de coleta

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Reunião na Comcap com PMF e ACMR

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Carlos Rauen, e o presidente da Associação de Coletores de Materiais Recicláveis (ACMR), Nelson Jantara, estiveram reunidos com a direção da Comcap, nesta quinta-feira (4 de novembro), para tratar de melhorias na coleta de resíduos no Centro de Florianópolis.

“Queremos preparar o suporte, inclusive em parceria com os lojistas, para o período de maior movimento do comércio, no mês de dezembro. A ideia é aumentar o volume de resíduos recicláveis e diminuir o tempo de coleta”, informa o presidente da Comcap, Wilson Cancian Lopes.

Tanto a Comcap quanto a ACMR solicitaram a Rauen que seja intensificado o serviço de fiscalização no Centro tanto para coibir a deposição de resíduos fora do horário de coleta quanto para evitar a ação de coletores clandestinos.

Coleta seletiva no Centro

Desde que a coleta seletiva passou a ser realizada diariamente pela Comcap na região central, em fevereiro de 2009, o Centro passou a responder por 30% da produção total da coleta seletiva na cidade.  “A média de 190 toneladas que coletávamos por mês em toda a cidade até o ano de 2008, hoje é tirada somente do Centro de Florianópolis”, compara Lopes.

Em 2009, a Comcap coletou em torno de 5 mil toneladas de materiais recicláveis em Florianópolis o que representa um valor estimado de R$ 1,5 milhão em ganhos para a cidade. Além da redução do custo público com aterramento de lixo, a coleta seletiva fomenta receita nas associações de catadores. Os materiais doados pela prefeitura permitem hoje a remuneração de pelo menos 120 pessoas.


galeria de imagens