24/11/2010 - SC - Governo
Projeto Floripa 2030 entre os melhores
A proposta da cidade do futuro, para os próximos 20 anos, concorre ao PrêmioVon Martius de Sustentabilidade na categoria humanidade. O vencedor vai ser conhecido amanhã em São Paulo.

foto/divulgação: Mauro Vaz

População de Florianópolis duplicará em 2030

O projeto Floripa 2030 – Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis na região – está entre os três finalistas da categoria "Humanidade" do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade deste ano. O vencedor vai ser conhecido amanhã em São Paulo.

 O Prêmio homenageia o emérito pesquisador alemão Carl Friedrich Phillipp Von Martius, falecido em 1868, cujo trabalho de pesquisa científica, durante viagem de quase três anos pelo Brasil, entre 1817 e 1820, contribuiu notavelmente para o conhecimento e a valorização do ambiente natural e cultural de nosso País.

 

 O Projeto Floripa 2030 foi elaborado pela ONG FloripAmanhã, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e entidades privadas. A proposta da cidade do futuro, para os próximos 20 anos, é resultado de debates e encontros entre 148 participantes de 84 instituições públicas e privadas desta Capital.

 

As reuniões se estenderam durante um ano. Várias  propostas sugeridas nestes encontros foram inseridas no Plano Diretor Participativo do Município:  distribuição populacional,  destinação do lixo e o consumo de água.

 

“Atualmente nossa população está estimada em 400 mil habitantes, mas, em 2030, ela duplicará. E na temporada, com a vinda de turistas, a população flutuante ultrapassará 1,5 milhão de habitantes”, calcula o prefeito Dário Berger. Entre os 111 projetos inscritos e analisados, nove foram selecionados em três diferentes categorias. Floripa 2030 teve o merecido destaque entre as propostas apresentadas.