28/12/2010 - FLORAM - Meio Ambiente
Desafios da Floram dependem da ação de todos
Não são poucos os desafios da Fundação Municipal de Meio Ambiente para que o município tenha um desenvolvimento sustentável.

foto/divulgação: Jorge Pires

Em 2011 o munícipe terá o compromisso de não poluir. Empresas vêm colaborando com o governo municipal para que tenhamos um cidade sustentável.

Os costumes estão mudando, porém falta muito ainda para o desenvolvimento sustentável ter maior amplitude. O IBGE afirma que somente 17% dos municípios brasileiros tem coleta seletiva; e Florianópolis está dentro desta porcentagem. Pouco mais de 40% possuem aterro sanitário e, para completar, somente 11% dos lares brasileiros costumam separar o lixo doméstico.

O diretor superintendente da Floram, engenheiro Gerson Basso ressalta que a Fundação e a Comcap vêm trabalhando em conjunto em alguns pontos para que as metas sejam atingidas. “Falta aprimorar a erradicação dos lixões, o melhor aproveitamento dos materiais hoje jogados fora e aderir a políticas públicas que necessariamente advirão da regulamentação da Lei Nacional dos Resíduos Sólidos”, destaca.

Segundo informações do Ministério do Meio Ambiente mais de 10 bilhões de sacolas plásticas são jogadas fora anualmente, sem manejo adequado, causando visíveis estragos no ambiente urbano e na natureza, o que levou o Ministério do Meio Ambiente a realizar a campanha “Saco é um saco”.

O município de Florianópolis vêm desde o inicio da administração Dário Berger implantando ações que agora estão dentro da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Entrando em vigor, cada munícipe terá sua responsabilidade. “Com o trabalho do Departamento de Educação Ambiental antecipamos o que será obrigação em breve", revela Basso.