11/01/2011 - FLORAM - Meio Ambiente
Prefeitura faz três demolições em área de preservação permanente
Construções irregulares são demolidas no norte da ilha.

foto/divulgação: Thayse Stein

Resíduos são jogados no Rio Papaquara pelos habitantes de construções irregulares.

Nesta terça-feira pela manhã um grupo organizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis (composto por órgãos como Guarda Municipal, Polícia Militar, SMDU e FLORAM) esteve na comunidade do Papaquara, localizada em Canasvieiras, para realizar a demolição de três construções e de pequenas pontes sobre o Rio Papaquara. Todas as edificações estavam em APP (Área de Preservação Permanente) e também em área de risco.

A operação foi realizada com sucesso e estava sendo organizada desde a semana passada, quando o Grupo de Prevenção à Desastres resolveu tomar uma medida emergencial para solucionar o problema e evitar a construção de novas edificações em duas comunidades que estão em áreas irregulares – o Morro do Mosquito e a Comunidade do Papaquara, ambas no norte da ilha.

O próximo passo da operação no Papaquara é orientar e organizar a atividade de reciclagem que é feita pela comunidade, já que um dos agravantes da situação irregular dos moradores é a quantidade de resíduos que são gerados, poluindo a área de preservação permanente e aumentando a chance de proliferação de doenças.