06/04/2011 - SMCTDES - Tecnologia
Florianópolis assume diretoria regional sul do Fórum de Ciência e Tecnologia
Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação reúne 150 municípios

foto/divulgação:

Diretoria do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação

O Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Prefeitura de Florianópolis, Carlos Roberto De Rolt, foi eleito nesta terça-feira, dia 05 de abril, Diretor Regional Sul do Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fórum CTI). A eleição e posse da nova diretoria para a gestão 2011/2013 foi realizada durante a Assembleia Geral Ordinária do Fórum, em Brasília.

De acordo com o Secretário De Rolt, o desafio da nova gestão do Fórum CTI é incluir os municípios no sistema nacional de ciência e tecnologia. “Já é possível constatar que os municípios brasileiros estão criando estruturas específicas para a ciência, tecnologia e desenvolvimento econômico sustentável, por meio de leis municipais de inovação e criação de fundos e conselhos para as áreas. No entanto, essa estrutura municipal precisa ser integrada à política nacional de ciência e tecnologia, que vem sendo encaminhada pelo governo federal e estados”, avalia o Secretário.

À frente da diretoria regional sul do Fórum CTI, o objetivo é motivar a ação integrada dos municípios e estabelecer uma pauta onde as cidades sejam participantes e foco das políticas, programas, projetos e ações na área de ciência e tecnologia. “Os municípios precisam inovar na aplicação do conhecimento científico e tecnológico para encontrar soluções para os seus problemas e para impulsionar o desenvolvimento econômico. Adiciona-se a necessidade de implantação do governo eletrônico para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e a inclusão digital dos cidadãos”, destaca De Rolt.

Sobre o Fórum

O Fórum CTI foi criado em 2001 e atualmente conta com cerca de 150 municípios associados. Na Região Sul, são 26 municípios associados ao Fórum: oito de Santa Catarina, três do Rio Grande do Sul e 15 do Paraná. O Fórum atua para difundir a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), capacitar agentes públicos para a elaboração de projetos e a estruturação de núcleos de CT&I no âmbito dos municípios, construir redes de relacionamento e articulação, identificar demandas e oportunidades de projetos e ações de CT&I nos municípios e promover a integração das políticas governamentais de CT&I nos níveis municipal, estadual e nacional com o estabelecimento de estratégias comuns de parcerias e apoio mútuo.

Diretoria do Fórum CTI para a gestão 2011/2013

Presidente

Edna Moura Gouveia Antonelli (Diretora-Executiva da Unidade Criativa de Campo Grande - MS)

Vice Presidentes