20/04/2011 - SEMAS - Social
Secretaria de Assistência Social realiza ação contra o trabalho infantil
Mobilização foi realizada junto à Ação Criança Não é de Rua e teve a participação de crianças de Centros de Educação Complementar - CECs

foto/divulgação:

O evento serviu para conscientizar a população sobre a exploração infantil

Fernando Alves, de sete anos, acordou hoje (20/04) ainda mais cedo. Ele precisava estar pronto para se integrar às outras crianças que compõem o Coral do CEC Criança Fazendo Arte para se apresentar ao público do Centro da cidade.

Assim como o pequeno Fernando, outras 100 crianças fizeram parte da terceira intensificação da Campanha Infância e Adolescência Protegidas que ocorreu junto à Ação Criança Não é de Rua. O evento serviu para chamar a atenção dos pedestres sobre o enfrentamento da exploração do trabalho infantil que, consequentemente, acaba levando crianças às ruas.

Durante a abertura do evento, o Vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes, o Secretário Municipal de Assistência Social, Felipe Teixeira e também o Secretário Adjunto, Ildemar Cassias, realizaram breves discursos, ressaltando a importância da infância e de ações de proteção, como esta.

Das 9h às 12h o público, que passava apressado no Largo da Alfândega, parou para assistir às apresentações do Coral e do Boi de Mamão, realizados pelo CECs Criança Fazendo Arte e Promorar. “Este é um ato muito lindo, são crianças lutando pela proteção de crianças. É preciso que todos nós façamos parte”, disse Eulália Maimoni, de 57 anos, enquanto aplaudia.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA foi um dos promotores do evento.

Materiais informativos contendo os números para denunciar (0800 643 1407 e o Disque 100) foram distribuídos, e junto a anúncios no microfone chamaram a atenção da população para a gravidade e importância da causa.

Representantes do Serviço de Abordagem de Rua, do Conselho Tutelar, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, e do  CMDCA também estiveram presentes, e junto a diversos parceiros possibilitaram que mais esta ação de combate fosse realizada.

Em mais um dia em favor das crianças e dos adolescentes, ao final das apresentações, as crianças puderam fazer o que é direito de todas elas na infância: brincar. E foi a Fundação Municipal do Esporte que disponibilizou a recreação infantil, com piscinas de bolinha, e cama elástica.

“Gostaria que todas as crianças do mundo fossem felizes”, desejou a pequena Jéssica Marques ao ser perguntada sobre o que ela pediria às crianças vítimas de exploradores.

A próxima ação da Campanha Infância e Adolescência Protegidas será realizada no dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual Infantil.

Mais informações pelos telefones: (48) 3251-6267 e 3251-6215.

Texto: Cibelly Favero

Fotos: Bruno Oliveira e Bruna Coelho