27/04/2011 - SMS - Saúde
Ação atende catadores de materias reciclados
Atividade se estenderá por mais três bairros

foto/divulgação:

Tabagismo foi o tema da primeira atividade do dia

Cerca de 78 integrantes da Associação de Coletadores de Materiais Reciclados do Itacorubi estão participando nesta quarta-feira de uma ação promovida pela Secretária da Saúde da capital em parceria com a Comcap. A atividade está voltada para três focos principais: tabagismo, câncer bucal e saúde bucal. Eles participam de palestras e são avaliados por profissionais da SMS. O mesmo trabalho será estendido aos catadores de reciclados da Vila Aparecida e Monte Cristo.

Esta ação integra um projeto que está sendo coordenado pela  Diretoria de Vigilância em Saúde da capital e visa a promoção da saúde de catadores de resíduos  sólidos  urbanos. A ação envolve três associações deste categoria: Cidade Limpa da Vila Aparecida, Associação de Coletores de Materiais  Recicados  do Itacorubi e Recicla Esperança do  Monte Cristo. No total  120 catadores serão beneficiados.

Este trabalho  está incluído  nos quatro projetos que estão sendo elaborados pela Prefeitura de Florianópolis em parceria com a Funasa.  Além da Secretaria da Saúde estão envolvidas a Comcap e as secretarias do Continente e da Habitação e Saneamento.

A proposta prevê a realização de reuniões nas entidades envolvidas para educação e orientação, distribuição de material impresso e esclarecimentos sobre o serviços da Rede Municipal de Saúde. Além disso, será feita a análise de água utilizada e dadas informações sobre o trato de seus animais, entre outras. A ação está prevista para o ano de 2011, mas poderá ser estendida.