19/05/2011 - FLORAM - Meio Ambiente
Saiba como funcionam os programas de turismo de conservação
Uma nova forma de viajar pelos países e ainda ajudar a salvar animais em extinção.

foto/divulgação: Divulgação Ekko Brasil

Os ecoturistas além de protegerem os animais, podem desfrutar e conhecer o local.

O ecovoluntarismo ou turismo de conservação vem crescendo nos últimos anos e possibilita aos viajantes uma experiência única. Eles podem conhecer o mundo e ainda proteger animais ameaçados de extinção, como a lontra em Santa Catarina.

 

No projeto Lontra Brasil, o turista pode participar de todos os trabalhos de campo, pesquisa, educação ambiental e manutenção dos animais em cativeiro. Neste passeio é possível conhecer praias, velejar, mergulhar, remar em caiaques e fazer trilhas na mata atlântica.

 

Desde 2002, o Projeto Lontra trabalha com ecovoluntários de todo o mundo. Nos últimos dois anos, com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental, o projeto quer ampliar a divulgação. Carvalho Junior, coordenador de projetos e pesquisa do instituto Ekko Brasil, afirma que “vemos o ecovoluntarismo e o turismo de conservação como uma forma de mobilização social que pode levar à mudanças comportamentais que auxiliem na integração entre os povos e na conscientização para a conservação da rica biodiversidade brasileira”.

 

O viajante paga pelo pacote, que inclui estadia e alimentação básica. Em compensação, pode participar de projetos ambientais e de proteção aos animais ao lado de pesquisadores e especialistas. O dinheiro gasto na viagem é revertido para a organização não governamental mantenedora do projeto.

 

Saiba mais:

Ekko Brasil

Tel: (48) 3237-5071

Fontes:

http://turismo.ig.com.br

http://projetolontra.blogspot.com/