08/06/2011 - SMC - Governo
1º Parque no Brasil a receber Energia Eólica
Secretaria do Continente lança no Parque de Coqueiros o Aerogerador que utiliza energia limpa e sustentável.

foto/divulgação: FC-SOLAR

Aerogerdador

1º Parque Público utilizando Energia Limpa Sustentável

A Secretaria Municipal do Continente através de seu secretário Deglaber Goulart, em parceria com a Empresa FC SOLAR Energias Alternativas, firmaram parceria para a instalação de alguns equipamentos para geração de energia elétrica, á partir de Fontes alternativas, no Parque de Coqueiros. Foi instalado um POSTE SOLAR FOTOVOLTAICO, e mais agora será instalado um AEROGERADOR.

A instalação do AEROGERADOR tem caráter educativo - para servir de
demonstração á comunidade, Universidades, Escolas, etc.; para a Prefeitura realizar medições do potencial eólico do local, a fim de determinar qual a potência e tamanho ideal para que o novo AEROGERADOR atenda 100% da demanda de energia do Parque e até possa vender o excedente de energia se for o caso, á CELESC; e finalmente para gerar energia para o Parque.

Á partir das medições diárias, semanais, mensais e anuais, da geração eólica; poderemos determinar qual o tamanho ideal de um AEROGERADOR para tornar o PARQUE DE COQUEIROS totalmente sustentável. O atual AEROGERADOR poderá ser substituído, ou complementado.

O modelo instalado AFG 1000 - tem potência de 1000 watts, e dependendo das condições de vento, poderá gerar mensalmente em torno de 700 Kwh/mês. Isso significa uma economia de R$ 5.000,00 por ano em consumo de energia elétrica. Nesta região, o Atlas do Potencial Eólico Brasileiro aponta para a predominância de vento SUL e NORDESTE. De acordo com o ATLAS eólico Brasileiro, de JUNHO á OUTUBRO teremos a maior intensidade e regularidade de ventos do ano.

AEROGERADOR é um gerador elétrico integrado ao eixo de um cata-vento , cuja missão e transformar energia eólica (á partir do vento), em energia elétrica. A Energia Eólica é do tipo RENOVAVEL, também considerada energia LIMPA. Não emprega combustíveis fósseis. Não gera resíduos sólidos. Não polui o meio ambiente.

O VENTO é resultado da atmosfera em movimento - associação da rotação da terra e da energia solar. As diferentes formas de circulação atmosféricas na superfície resultam em ventos, de maior ou menos intensidade, dependendo da topografia da região, clima, etc.

Silvio Sousa

Gerente Regional de Desenvolvimento Econômico