27/07/2011 - FLORAM - Meio Ambiente
Engenheiro Agrônomo da Floram comanda ação no Parque da Luz
Área Verde recebeu equipe de funcionários da Floram que realizou trabalho de manutenção.

foto/divulgação:

Crianças brincam no campo de futebol do Parque da Luz.

Cerca de dez funcionários do Departamento de Praças e Arborização Pública da Floram, realizaram na tarde de hoje, 27, serviço de manutenção no Parque da Luz. A ação foi coordenada pelo engenheiro agrônomo Jarbas Prudêncio.

O trabalho de poda, capina, roçada, foi acompanhado de perto pelo presidente da Associação de Moradores do Parque da Luz Carlos Stadler. “A Floram passou a ser parceira deste projeto de recuperação e daqui pra frente, não irão faltar esforços para transformar este local num ambiente turístico e de lazer diário”.

De acordo com Stadler alunos de escolas públicas e particulares da Grande Florianópolis visitam o local para realizar trilhas e ter contato com a natureza. E mais, uma educadora ambiental remunerada pela Associação faz um trabalho audiovisual nos estabelecimentos escolares, contando a história do parque.

Para o engenheiro agrônomo Jarbas Prudêncio, áreas verdes bem cuidadas, trazem retorno para os munícipes como a despoluição do ar. “O serviço de poda é de vital importância, pois o manejo das espécies tem o objetivo de possibilitar a compatibilização dos vegetais, deixando a paisagem mais aberta, contribuindo com o crescimento das árvores nativas”.

Funcionários realizaram a poda em árvores exóticas, retiraram galhos secos, danificados ou doentes que poderiam causar danos aos visitantes.  Enquanto era feito o serviço, crianças brincavam no parque e foi possível encontrar pessoas caminhando pelas trilhas.

A turista Eloá Liz de Curitiba, 23, está na cidade há uma semana e aprovou a iniciativa da Floram. “A informação que eu tinha era que este local era perigoso, mas vejo que as coisas mudaram por aqui. Está tudo muito lindo, é muito agradável ouvir e ver de perto o cantar dos pássaros nestas arvores encantadoras”.

Alguns tipos de manejo como a poda de levantamento de copa e diversificação das espécies utilizadas e priorização das nativas servem segundo o engenheiro para desaparecer as árvores exóticas invasoras.