14/09/2011 - SMI - Habitação
Técnicos da Prefeitura realizam visita técnica
O objetivo da iniciativa é conhecer uma nova tecnologia de construção de casas populares que poderão ser construídas no Maciço do Morro da Cruz.

foto/divulgação:

O Projeto Maciço do MOrro da Cruz prevê a construção de casas em várias comunidades.

A viagem, ao município de Brusque, ocorre na próxima quinta-feira e participam da iniciativa representantes da Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental, Fundação do meio Ambiente, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, tecnicos da Caixa Econômica Federal e líderes comunitários. Atualmente o maior problema para a construção de habitações no Projeto Maciço do Morro da Cruz se refere as dificuldades de execução e o custo de cada casa. O Projeto prevê o valor médio de R$45.000,00 para cada moradia, mesmo assim ocorreu a falta de interesse de empresas durante as  licitações realizadas, ou seja,  nenhuma construtora se apresentou prejudicando a continuidade do Projeto.

Desta forma os técnicos da Prefeitura começaram a buscar alternativas para o problema, para se adequar aos valores propostos pelo Ministério das cidades. Uma solução encontrada foi a utilização de novas tecnologias com a utilização de materiais leves de fácil transporte para a construção em locais de difícil aceso. “Vamos visitar a empresa sediada em Brusque para conhecer o processo e construção e o material utilizado nas  casas”, comentou o Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental  em exercício, Nelson Bittencourt. Segundo Bitencourtt, que coordena a visita, as novas casas estão avaliadas em R$ 28.000,00 a unidade o que viabiliza o projeto. Como ponto central os engenheiros irão avaliar a resistência e durabilidade das moradias construídas com a nova tecnologia.