15/09/2011 - FLORAM - Meio Ambiente
Alunos de escola pública visitam o Parque Ecológico do Córrego Grande
As crianças e professores fizeram a Trilha do Pau Jacaré, que oferece suporte a cadeirantes

foto/divulgação:

Pau Brasil era o tema de pesquisa dos alunos

Hoje o Parque Ecológico do Córrego Grande recebeu a visita dos alunos da 4ª série da Escola Adotiva Liberato Valentim (Costeira do Pirajubaé).

 

Ao iniciar a trilha, as 30 crianças e três professores aprenderam sobre normas de segurança, como por exemplo, não alimentar os animais. Por a turma ter cadeirantes, eles fizeram uma trilha que dá suporte para esta necessidade chamada de “Trilha do Pau Jacaré”.

 

Durante o percurso, visualizaram a revoada de 3 tucanos e um ninho de casal de bem-te-vi, aprenderam cuidados com animais peçonhentos e com árvores tóxicas como o Pau de Bugre que tem propriedades alérgicas. A Educadora Ambiental da FLORAM, Vanessa Philippi Cecconia, explicou aos alunos que cortaram o eucalipto por oferecer risco de cair. Também explanou sobre o Guarapuvu, símbolo de Florianópolis, utilizado pelos pescadores para construção de canoa de um pau só, mas que está extinção na cidade, devido o desmate desta espécie nos morros.

 

Durante a trilha, a Educadora falou sobre o Pau Brasil, tema de pesquisa da turma. Até ela foi surpreendida com as pesquisas das crianças, que relataram que além da extração da seiva vermelha, a madeira também era utilizada para construção de oca.

 

Depois do trajeto, as crianças lancharam e ficaram no Parque até a hora de ir embora.