30/11/2011 - SC - Governo
Prefeitura lança a Operação Verão 2011/2012
Recepção ao turista, segurança e fiscalização são os eixos principais do pacote lançado nesta quarta-feira.

foto/divulgação:

A Prefeitura de Florianópolis lançou, na tarde desta quarta-feira, o planejamento de ações para o verão na Capital. Coordenada pela Secretaria Municipal de Governo, a “Operação Verão 2011/2012” compreende a ação integrada de diversas secretarias, órgãos e entidades, divididas em três grandes áreas de atuação: receptivo ao turista, segurança e fiscalização.

 

Durante a apresentação da “Operação Verão 2011/2012”, o Secretário de Governo da Capital, Gean Loureiro, afirmou que a intenção da Prefeitura é preparar uma temporada atrativa e segura com o reforço no policiamento e ênfase na fiscalização para que se cumpra a lei.  O secretário também enfatizou que é importante mostrar à população de que maneira a Prefeitura se prepara para este período do ano.

 

“Planejamento” foi a palavra usada pelo prefeito Dário Berger para qualificar não apenas as ações da Operação Verão mas, principalmente, a de sua gestão de um modo geral. Berger  fez um retrospecto das temporadas  anteriores e ressaltou que, diferentemente do que acontecia antes de 2005, hoje a falta d’água já não é um assunto corriqueiro às vésperas do verão.

 

Para recepcionar os visitantes, a administração municipal preparou uma estratégia de orientação: serão contratados 15 estagiários com fluência em inglês e espanhol para atendimento nos quatro CATs (Centro de Atendimento ao Turista) na cidade. Também serão disponibilizados nos CATs folders informativos, trilíngues, contendo o mapa de Florianópolis.

 

Lazer para dos moradores e visitantes é outro ponto importante da Operação Verão 2011/2012: arenas fixas e itinerantes, para prática de esportes e atividades recreativas, serão instaladas em diversas áreas da Capital. Já a Fundação Franklin Cascaes preparou 140 atividades nas áreas de teatro, música, dança, folclore, cultura popular e artesanato.

 

Na área da saúde, 52 profissionais vão reforçar as equipes das Unidades Básicas de Saúde e Upas 24 horas. A Secretaria de Saúde da Capital reforçará, também, as campanhas de combate à dengue e ao câncer de pele.

 

Para reforçar o policiamento, o 4º BPM conta com a inclusão de 29 novos policiais para o efetivo permanente e 50 policiais, vindos de outras unidades, em caráter temporário. Além disso, as bases operacionais da Barra da Lagoa e da Praia Mole serão reativadas. Os balneários contarão com presença ostensiva da Guarda Municipal de Florianópolis e 264 guarda-vidas estarão atuando, em 25 balneários, das 08h às 20h.

 

A iluminação pública também será reforçada. A cidade já ganhou 499 novos pontos de iluminação pública e 2.312 novas luminárias. Além disso, serão instalados 82 novos projetores na orla marítima.

 

Atuando na fiscalização, Secretaria de Serviços Públicos, Guarda Municipal e Floram, farão a identificação dos ambulantes credenciados, combatendo o comércio ilegal nas praias e eventos públicos. Os ruídos também serão fiscalizados: a Floram fará testes em estabelecimentos e atividades noturnas.

 

Ainda na área da fiscalização, a Vigilância Sanitária de Florianópolis vai reforçar as inspeções em sistemas sanitários individuais e coletivos. Estão previstas 16 barreiras sanitárias, entre dezembro e março, visando controle do transporte de alimentos, medicamentos, produtos saneantes, entre outros. O pacote de fiscalização da Vigilância Sanitária inclui, ainda, controle da dengue, análises semanais de balneabilidade e análise microbiológicas do ar em locais de grande concentração populacional – shoppings, aeroporto e terminal rodoviário.


galeria de imagens