12/01/2012 - SMI - Habitação
Regularização fundiária no Maciço está virando realidade
Prefeitura realiza demarcação urbanística da Capital em área de interesse social.

foto/divulgação:

A regularização abrange várias áreas do Maciço do Morro da Cruz

 

Florianópolis inova no estado com esse novo e importante instrumento jurídico de regularização fundiária: a demarcação urbanísitica. Ela é  regulamentada por Lei Federal e busca solucionar o problema histórico da ocupação do solo de forma irregular.

 

No passado,  a falta de instrumentos específicos para a regularidade imobiliária gerava dificuldades operacionais, insegurança jurídica e soluções parciais.

 

Com a demarcação urbanística não há necessidade de cada ocupante ingressar com usucapião. A partir da demarcação urbanística será elaborado, aprovado e registrado projeto de parcelamento da área.

 

Após, com cada lote individualizado e registrado em cartório, será elaborado o Termo de Legitimação de Posse contemplando os ocupantes que preencham os requisitos legais conforme levantamento sócio-econômico. Depois de cinco anos, a posse converte automaticamente em propriedade.

 

“Nosso objetivo é levar qualidade de vida e dignidade a todos os moradores do município”, comentou o Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Nelson Bittencourt.

 

Segundo ele, a iniciativa busca atender a função social da cidade, resgatando a cidadania dos moradores. A regularização faz parte do Projeto Maciço do Morro da Cruz que  desenvolve ações de infra-estrutura e urbanização em 16 comunidades.