07/03/2012 - SME - Educação
Escolas e creches da Capital oferecem melhores condições de acessibilidade
As edificações possuem uma série de equipamentos para facilitar a locomoção de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida

foto/divulgação:

Creche Ana Spyrios Dimatos

A maioria das unidades educativas da Prefeitura de Florianópolis oferece condições de acessibilidade a pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida. Todas as novas construções, ampliações ou reformas são contempladas com  rampas, corrimãos e  banheiros adaptados. Além disso, há os pisos podotáteis, que orientam os deficientes visuais por uma trilha ou que servem como alerta em relação a perigos e obstáculos.

Em alguns casos, são instaladas nas unidades educativas elevador ou plataforma elevatória  para condução ao pavimento superior.  Os projetos seguem as exigências legais de acessibilidade das normas brasileiras. Conforme o Secretário de Educação, Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, as melhorias já atingem 70% da rede municipal de  ensino.

Instalações

Já possui elevador a Escola Osvaldo Galupo  (Morro do Horácio), equipamento que  está sendo instalado  também na Escola José do Valle Pereira (João Paulo). A  Escola Antônio Paschoal Apóstolo(Rio Vermelho)  tem plataforma elevatória e  o Núcleo de Educação Infantil Nagib Jabor (Estreito)  terá o mesmo dispositivo.

As creches Poeta Cruz e Sousa (Areias do Campeche), Júlia Maria Rodrigues ( Jardim Atlântico) e  Lausimar Laus (Rio Vermelho), além do  NEI Zilda Arns (Carianos),  igualmente estão na lista de estabelecimentos com  acessibilidade .

Nessas unidades, por exemplo, há um banheiro especial para os cadeirantes, com um espaço físico maior que os demais. O vaso sanitário é especial e o local igualmente possui barra de apoio e o chuveiro é adaptado.