10/04/2012 - FLORAM - Meio Ambiente
Como agir quando avistar um Jabuti no Parque do Córrego Grande
Jabutis são quelônios que vivem exclusivamente na terra

foto/divulgação:

Jabutis do PECG

Um jabuti morreu afogado no Parque Ecológico do Córrego Grande nesta segunda-feira (09). A equipe do Departamento de Educação Ambiental desconfia de que algum visitante avistou o animal fazendo travessia pelo Parque - geralmente para desovar - e colocou-o no lago principal do Parque, como forma de ajuda ao jabuti. Porém, o réptil não nada e foi atacado pelo jacaré.

 

“A orientação para esse tipo de ocorrência é sempre avisar a administração do Parque para que se possa tomar providências. Apesar de o indivíduo achar que está ajudando, pode acabar prejudicando, como foi no caso do Jabuti”, explica Talita Góes, Educadora Ambiental da FLORAM.

 

A diferença entre jabuti, tartaruga e cágado

O jabuti é o único entre os três tipos de quelônio que vive exclusivamente na terra, indo apenas nos corpos d’água para se refrescar e beber água. Pode ser facilmente identificado pelo casco alto e pelas patas traseiras em formato cilíndrico. Possui unhas para facilitar a locomoção.

 

Tartaruga é todo quelônio não classificado como cágados ou jabutis. Pode ser tanto marinha como de água doce. Possui o casco mais alto que o dos cágados. Outra diferença importante é que não dobram o pescoço para o lado ao recolhê-lo para dentro do casco, como faz o cágado.

 

O cágado distingue-se do jabuti por ser um quelônio de água doce e não terrestre. A diferença entre a tartaruga e o cágado é que eles possuem casco mais achatado e têm o pescoço mais longo.