28/12/2009 - SMS - Saúde
UPAs 24 horas ultrapassam os 4 mil atendimentos no feriadão de Natal
No ano, este número passa dos 400 mil.

foto/divulgação:

UPA sul

Mais de 4.300 pessoas procuraram as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas da capital no feriado de Natal e no final de semana. Os dados foram apresentados nesta segunda-feira ao secretário em exercício da Saúde no município, Clécio Espezim. Em média, cada uma das duas unidades atendeu 500 pacientes por dia, praticamente o dobro da chamada baixa temporada. “Isto já era previsto, e indica uma tendência para o verão”, afirmou Epezim.

Ele garante que a UPA Norte e a UPA Sul estão preparadas para atender este aumento de demanda. No entanto  lembra que estas unidades foram implantadas para atender casos de emergência médica e odontológica. Nas demais situações, e nos horários compatíveis, deve ser procurado o Centro de Saúde mais próximo.

Tanto a UPA Sul, inaugurada em setembro de 2008, quanto a UPA Norte, inaugurada em fevereiro deste ano, estão equipadas com serviços de radiografia, ultrassonografia, eletrocardiografia e leitos de observação. Nestes locais, ao lado dos Terminais de Integração do Rio Tavares e de Canavieiras respectivamente, funcionam também os dois únicos Pronto Socorros 24 horas em odontologia da capital.

A primeira experiência nesta área em Florianópolis foi o antigo Pronto Atendimento dos Ingleses, inaugurado em dezembro de 2004 e instalado em uma área cinco vezes menor que a de cada uma das UPAs. Além disso, com oferta de serviços inferior à atual. Juntas, as duas unidades já atenderam este ano mais de 400 mil pessoas. “Com isso, houve uma considerável redução na procura pelas emergências dos grandes hospitais, reduzindo filas e tempo de espera” destaca o secretário em exercício.

Nos dias 31 de dezembro, 1º, 2 e 3 de janeiro as UPAs estarão abertas 24 horas para atender à população. E em 2010 será a vez do continente ganhar a sua Unidade de Pronto Atendimento 24 horas.