01/06/2012 - FLORAM - Meio Ambiente
Viva o Verde em Junho!
É preciso fazer escolhas sustentáveis (Professor Alcides Abreu, outono de 2012)

foto/divulgação:

Cuidar da Via Pública plantando árvore é como cuidar da sua própria casa

A Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da FLORAM, está aumentando a Cobertura Vegetal do município com ajuda de você – pessoa física e jurídica.

Florianópolis tem uma área de 438,5km², incluindo os últimos aterros, com uma cobertura vegetal (incluindo os logradouros públicos: ruas, praças, canteiros, rótulas, largos) variando entre os intervalos de 38,5% até 41,27%.

Consequentemente, faz com que a área urbanizada (edificações, estradas) varie entre os intervalos de 61,5%  até 58,73%, respectivamente, conforme o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e nossos estudos/dados técnicos (aplicativo de geoprocessamento SPRING).

Em outra classificação, o Índice de Área Verde em Florianópolis é de 57%, incluindo os logradouros públicos, assim distribuídos:

• 50% (Floresta em Regeneração/Capoeirões, incluindo Dunas e Restingas);
  • 4% (Manguezais); e
  • 3% (Florestas Primárias, Ombrófila Densa e Pluvial).

Este Patrimônio Verde (biomassa vegetal presente e distribuída pela cidade) é um legado construído por todas as gerações e vem acumulando valor – histórico, paisagístico, ambiental e cultural, através dos anos, sendo a árvore o elemento principal, capaz de propiciar a todos o direito de usufruí-la e o dever de preservá-la.

Cabe salientar que a manutenção do Patrimônio Verde é feita por intermédio de ações de podas, corte, capina, roçada, adubação e plantio dos vegetais (arbustivas, sub arbóreos e arbóreos), mediante o estabelecimento de parcerias estratégicas com as Intendências, COMCAP e Corpo de Bombeiros.

Verdadeiramente, estamos todos os dias, na labuta para aumentar ainda mais este percentual de cobertura vegetal e contamos com você – munícipe.

Inúmeros projetos e programas de Arborizações e Educação Ambiental são desenvolvidos na FLORAM, dentre eles, destacamos 05 (cinco):

1) Projetos de Educação Ambiental - Atendimento ao Município de Florianópolis através de 12 Projetos de Educação Ambiental, com objetivo de conscientizar a população para a importância do Meio Ambiente (Floram Vai a Escola, Ação Escola, Educação Ambiental nas Unidades de Conservação; Educação Ambiental no Parque Ecológico Córrego Grande, Educação Ambiental no CETReS da COMCAP, Integração Comunitária, Ajardinamento e Arborização das Escolas, Oficina de Papel Artesanal, Oficina de Papietagem, Oficina de Sabão, Chico e Benta vão Pescar e Educação Ambiental na Estação de Tratamento de Água e na Estação de Tratamento de Esgoto da CASAN).

2) Projeto “Floripa Verde e Florida” – Propicia a transformação da cidade através do plantio de espécies de relevância ornamental e ecológica, com a utilização de estacas (tutores arbóreos), pintadas com tinta acrílica branca para dar visibilidade noturna e garantir o desenvolvimento saudável dos espécimes.

3) Programa “Termo de Compromisso de Responsabilidade e Ajuste de Conduta” – Propicia o plantio de vegetais nos Logradouros Públicos mediante a Compensação Ambiental referente às Áreas Privadas. A pessoa física ou jurídica (causador de danos a interesses difusos e coletivos) assina com a FLORAM o referido Termo e faz o plantio protegendo os vegetais com grades de ferro SEM propaganda.

4) Programa “Termo de Permissão Nº 051/2009” -  Propicia o plantio de vegetais nos Logradouros Públicos em conformidade com os termos da Concorrência Pública nº 213/2008 (Licitação), para a exploração publicitária dos painéis conjugados à estrutura dos protetores (grades de ferro COM propaganda), em troca do plantio e manutenção de 5 mil árvores, sem ônus para a FLORAM.

5) Programa “Adoção de Áreas Verdes Públicas” – Propicia a revitalização paisagística e a manutenção dos espaços públicos, tendo como diretriz a Lei Municipal nº 2.668/87 e o Decreto Municipal nº 106/88, a qual incentiva à adoção de logradouros públicos junto a instituições privada ou pública, em parceria com o “Floripamanhã”.

Dado o panorama, a FLORAM (período de 2005 até 2011) plantou 21.298 Árvores (acima de 2m), 336.308 herbáceas (perenes/anuais) e fez a doação de 253.831 mudas (arbóreas, arbustivas, semi-arbustivas e herbáceas) produzidas nos hortos para as comunidades (escolas, ONG, associações, filantrópicas...) realizarem o plantio.

Assim, em praticamente todo o território urbano da cidade, a Prefeitura através da FLORAM está plantando árvores, preferencialmente nativas, com intuito de aumentar a Cobertura Vegetal e ao mesmo tempo promover melhorias dos logradouros públicos (valorização do entorno e das propriedades, sombra, estabilização do micro-clima, frutificação, atração da avifauna e visibilidade), contribuindo desta forma para redução do aquecimento global, nesta Cidade Capital Catarinense.

Neste instante, faz-se eco ao que disse o então Promotor Público Estadual, hoje Procurador Alexandre Herculano Abreu: “Todos por uma FLORAM forte”.

Vamos curtir o Meio Ambiente e lutar por mais Verde e menos Poluição.

Artigo escrito pelo Eng. Marco Aurélio Abreu (Diretor de Gestão Ambiental da FLORAM)