14/09/2012 - SMCTDES - Tecnologia
Capacitação reúne 300 servidores da Prefeitura
Foco do treinamento é a utilização do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos da Prefeitura

foto/divulgação: SMCTDES

Aula presencial sobre o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos

Seguem até a próxima semana as aulas presencias para os funcionários da administração municipal que participam do Programa de Capacitação do Servidor da Prefeitura de Florianópolis, iniciado em abril. Nas aulas presenciais, servidores de diversas secretarias têm a oportunidade de conhecer e utilizar o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos da Prefeitura, que reúne processos físicos e virtuais e oferece ao cidadão a possibilidade de acompanhar pela internet o andamento da sua solicitação. Aproximadamente 300 servidores estão participando das aulas presenciais.

O Programa de Capacitação faz parte de uma linha de ação da administração municipal, que investe na modernização da gestão integrada à preparação e qualificação dos servidores para a utilização e potencialização do uso de tecnologias, visando a melhoria dos serviços públicos oferecidos ao cidadão. A Prefeitura mantém diversos projetos de modernização para melhorar a gestão documental, com um planejamento desde a sua fonte até a sua destinação final - o arquivo. Os processos digitais, digitalização dos documentos do arquivo permanente e um gerenciamento eletrônico de documentos mais efetivo fazem parte destas iniciativas.

Além do Programa de Capacitação, diversos treinamentos são oferecidos de forma sistemática aos servidores usuários do Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos e das demais tecnologias aplicadas na gestão municipal, visando a constante atualização dos funcionários em relação a atualização das ferramentas, sensibilização para a inovação e inclusão de novos serviços. A articulação entre a implantação de novas tecnologias e a capacitação dos servidores é realizada pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável que, além das ações de capacitação, também atua no suporte aos usuários dos sistemas, identificando dificuldades, necessidades de melhorias e oportunidades de ampliação da oferta de serviços virtuais.

Além das aulas presenciais, o Programa de Capacitação engloba diversos módulos que são ministrados de forma virtual. Pelo programa, os servidores passarão por 385 horas de capacitação em temas como redação oficial, gestão da informação, gerenciamento eletrônico de documentos e modelagem de processos. Considerado um dos maiores projetos de capacitação do corpo funcional da Prefeitura, a ação faz parte da execução em Florianópolis do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A capacitação é a distância e dividida em quatro módulos. O primeiro módulo, com 120 horas, abordou fundamentos de educação a distância, redação oficial e gestão da informação. Gerenciamento eletrônico de documentos e segurança da informação são os temas do segundo módulo, que tem 60 horas aula. Já o terceiro módulo, de 90 horas, reúne conteúdo sobre modelagem de processos. O quarto módulo é optativo e oferecerá capacitação em atendimento ao público, informática básica, inglês, espanhol e secretariado. A capacitação é ministrada pela Unisul Virtual.