29/11/2012 - RESIDUOS - Governo
Comcap desenvolve sistema inteligente para coleta de resíduos
Com recursos do geoprocessamento corporativo da PMF, companhia terá web service para programação e consulta automática às rotas

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli

Assessor de Informática da Comcap, Rodrigo Soares

Com a contratação da segunda fase do geoprocessamento corporativo pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Comcap terá recurso para desenvolver sistema inteligente de programação e consulta aos roteiros de coleta de resíduos domiciliares. De acordo com o presidente da companhia, Marius Bagnati, com a adesão ao contrato, sem custos para a companhia, a empresa ViaGeo contará com cerca de R$ 500 mil para integrar a base de logradouros geoprocessados às demandas de web service da Comcap.

Trata-se de sequência do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, com financiamento do Governo Federal, administrado em parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis com o BNDES.

Além dos avanços do planejamento de roteiros de coleta, observa Bagnati, o projeto permite oferecer ao usuário da coleta de lixo domiciliar consulta facilitada sobre os dias e horários de coleta. Hoje essas informações são oferecidas no portal da Comcap em documento no formato pdf, o que restringe e retarda os resultados.

O assessor de Informática da Comcap, Rodrigo Soares, tem articulado os diversos setores da empresa envolvidos na operação para dar consequência ao termo de referência do contrato com a ViaGeo e iniciar o trabalho.

Confira os termos de referência do contrato com a Comcap:

Web service para acesso à base de logradouros do geoprocessamento

• Integração do geoprocessamento em base única de logradouros para elaboração de roteiros e planejamento do sistema de coletas.
  • Desenvolvimento de um sistema de web service para acesso a base de dados do geoprocessamento com adaptação aos sistemas atualmente em uso na Comcap.
  • Cotejamento do sistema de cobrança da taxa de coleta.

Etapas do projeto

• Estudo e modelagem da base de dados
  • Implementação do web service

Módulo de geração automática de rotas

Planejamento das rotas de coleta por meio de ferramentas associadas ao Geoprocessamento Corporativo da PMF, conferindo maior dinâmica à atividade, permitindo um atendimento ágil das demandas da Comcap e a prestação de informações dos serviços de coleta ao cidadão.

• Estudo e modelagem da base de dados
  • Implementação das ferramentas de delimitação e geração de rotas
  • Estruturação de mapas temáticos, cartogramas, consultas e relatórios, gráficos segundo a classificação e periodicidade dos roteiros com base na organização físico-política e logradouros.

Módulo de publicação e impressão de boletim de roteiros

Implementação de ferramenta para a publicação no portal de serviços online da Prefeitura e da Comcap informações de coleta, periodicidade e mapa de localização, mediante o fornecimento de endereço ou inscrição imobiliária. Para a área técnica da Comcap, deverão ser implementadas funcionalidades de  visualização de roteiros, emissão de boletins, plantas cadastrais e mapas da abrangência.

• Estudo e modelagem das necessidades
  • Implementação do serviço ao cidadão no portal da Comcap
  • Implementação de ferramentas para geração de plantas e relatórios de roteiros

Módulo de sincronismo do geoprocessamento e sistema de gestão da Comcap

Os dados de roteiros criados a partir do geoprocessamento e dos sistemas da Comcap deverão estar em sincronismo, possibilitando fluxo e compartilhamento de informações entre os departamentos e sistemas de gestão de coleta.

Mapas temáticos

Atualmente está disponível no Geoprocessamento Corporativo apenas um mapa temático de coleta de resíduos, com pesquisa por bairro, distrito administrativo, unidade de educação e por logradouro. A partir da consulta realizada, é possível localizar no mapa os endereços, frequência e período da coleta de resíduos.

Também será possível realizar pesquisa de produção de resíduos sólidos por data, período, mês e ano, por toneladas coletadas, segundo a organização físico-territorial do município e pelos diversos tipos de coletas.

Será necessário desenvolver mapas temáticos para os demais serviços realizados pela Comcap, como capina e varrição, e suas programações, permitindo acompanhamento dos serviços realizados por bairro, ruas e etc.