Com a contratação da segunda fase do geoprocessamento corporativo pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Comcap terá recurso para desenvolver sistema inteligente de programação e consulta aos roteiros de coleta de resíduos domiciliares. De acordo com o presidente da companhia, Marius Bagnati, com a adesão ao contrato, sem custos para a companhia, a empresa ViaGeo contará com cerca de R$ 500 mil para integrar a base de logradouros geoprocessados às demandas de web service da Comcap.
Trata-se de sequência do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, com financiamento do Governo Federal, administrado em parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis com o BNDES.
Além dos avanços do planejamento de roteiros de coleta, observa Bagnati, o projeto permite oferecer ao usuário da coleta de lixo domiciliar consulta facilitada sobre os dias e horários de coleta. Hoje essas informações são oferecidas no portal da Comcap em documento no formato pdf, o que restringe e retarda os resultados.
O assessor de Informática da Comcap, Rodrigo Soares, tem articulado os diversos setores da empresa envolvidos na operação para dar consequência ao termo de referência do contrato com a ViaGeo e iniciar o trabalho.
Confira os termos de referência do contrato com a Comcap:
Web service para acesso à base de logradouros do geoprocessamento
- Integração do geoprocessamento em base única de logradouros para elaboração de roteiros e planejamento do sistema de coletas.
- Desenvolvimento de um sistema de web service para acesso a base de dados do geoprocessamento com adaptação aos sistemas atualmente em uso na Comcap.
- Cotejamento do sistema de cobrança da taxa de coleta.
Etapas do projeto
- Estudo e modelagem da base de dados
- Implementação do web service
Módulo de geração automática de rotas
Planejamento das rotas de coleta por meio de ferramentas associadas ao Geoprocessamento Corporativo da PMF, conferindo maior dinâmica à atividade, permitindo um atendimento ágil das demandas da Comcap e a prestação de informações dos serviços de coleta ao cidadão.
- Estudo e modelagem da base de dados
- Implementação das ferramentas de delimitação e geração de rotas
- Estruturação de mapas temáticos, cartogramas, consultas e relatórios, gráficos segundo a classificação e periodicidade dos roteiros com base na organização físico-política e logradouros.
Módulo de publicação e impressão de boletim de roteiros
Implementação de ferramenta para a publicação no portal de serviços online da Prefeitura e da Comcap informações de coleta, periodicidade e mapa de localização, mediante o fornecimento de endereço ou inscrição imobiliária. Para a área técnica da Comcap, deverão ser implementadas funcionalidades de visualização de roteiros, emissão de boletins, plantas cadastrais e mapas da abrangência.
- Estudo e modelagem das necessidades
- Implementação do serviço ao cidadão no portal da Comcap
- Implementação de ferramentas para geração de plantas e relatórios de roteiros
Módulo de sincronismo do geoprocessamento e sistema de gestão da Comcap
Os dados de roteiros criados a partir do geoprocessamento e dos sistemas da Comcap deverão estar em sincronismo, possibilitando fluxo e compartilhamento de informações entre os departamentos e sistemas de gestão de coleta.
Mapas temáticos
Atualmente está disponível no Geoprocessamento Corporativo apenas um mapa temático de coleta de resíduos, com pesquisa por bairro, distrito administrativo, unidade de educação e por logradouro. A partir da consulta realizada, é possível localizar no mapa os endereços, frequência e período da coleta de resíduos.
Também será possível realizar pesquisa de produção de resíduos sólidos por data, período, mês e ano, por toneladas coletadas, segundo a organização físico-territorial do município e pelos diversos tipos de coletas.
Será necessário desenvolver mapas temáticos para os demais serviços realizados pela Comcap, como capina e varrição, e suas programações, permitindo acompanhamento dos serviços realizados por bairro, ruas e etc.