Secretaria Municipal do Continente

home >

BIBLIOTECA MUNICIPAL PROFESSOR BARREIROS FILHO

A Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho com seu amplo acervo para leitura e pesquisa, é mais do que um Centro de Informação, é um espaço de integração e cultura privilegiando toda a região Continental.

 

 

Constitui-se um espaço realmente público, aberto a todos. Um lugar onde as pessoas podem vir, conversar, trocar ideias, estudar, ou simplesmente realizar uma gostosa leitura de deleite.

 

 

A Biblioteca Barreiros Filho tbem oferece muitas oportunidades de crescimento baseadas nas diversas atividades culturais que são frequentemente oferecidas pela biblioteca, como:

 

 

Oficinas musicais, artísticas, exposições, lançamento de livros, recitais e projetos permanentes, como Hora do Conto, Conversa com o Autor, Cineteca e outros.

 

 

Somos também um espaço de apoio para a formação continuada de diferentes setores da Prefeitura de Florianópolis, profissionais da educação, saúde e grupos de Conselhos Municipais utilizam frequentemente nosso auditório e salas de estudo para encontros, formações e reuniões.

 

 

A biblioteca possui um espaço acessível com rampa de acesso a cadeirantes, elevador, banheiros adaptados, acervo em braille, audiobook e literatura em libras, propiciando atividades de inclusão permanentes.

 

 

Nos últimos anos a Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho passou por uma série de transformações e mudanças e agora retoma seu espaço na sociedade com uma estrutura totalmente renovada e atrativa.

 

 

Projetos desenvolvidos:
 

 
Projeto Voando Nas Asas da Barreiros Filho:

O Projeto tem o intuíto de promover acesso democrático e gratuíto ao livro, incentivando e valorizando a leitura e estimulando novos leitores. Busca tornar mais aprazível o tempo de espera nos espaços públicos como hospitais, postos de saúde, centros comunitários e outros. Oferece à comunidade a oportunidade de um contato direto com a literatura por meio de estantes móveis literárias que são alimentadas mensalmente com livros que chegam à Biblioteca Barreiros Filho como doaçao. Os indivíduos podem fazer uso das obras contidas nas estantes no mesmo local ou levà-las para casa como doação.

 

 

Projeto Conversa com o Autor:

Visa abrir espaço para aproximação entre o público leitor e o autor/autora, ou seja, homens e mulheres responsáveis pela produção intelectual de uma obra.

 

 

Um verdadeiro encontro onde o público tem a oportunidade de realizar o contato direto com escritores, ilustradores e/ou pessoas envolvidas com a produção literária em um bate-papo informal sobre o ofício de escritor, seu processo de criação e divulgação de seus livros.

 

 

Os autores convidados para o projeto são escritores de obras de gêneros diversos como poesias, crônicas, contos, romances, infantis, cultura popular, biografias e entretenimento em geral.

 

 

O Projeto “Conversa com o Autor” tem a proposta de promover o acervo da biblioteca, incentivando à leitura, permitindo discussões que poderão gerar enriquecimentos recíprocos, em uma verdadeira difusão cultural.

 

Projeto Cine kids:

Tem a intenção de trazer o cinema com temas expressivos atuais, proporcionando entretenimento e cultura audiovisual às crianças das instituições públicas e particulares. O Projeto acontece mensalmente mediante agendamento prévio.

 

Projeto Hora do Conto:

O projeto Hora do Conto foi criado para resgatar o valor da leitura através da contação de histórias despertando nas crianças o interesse e entusiasmo para com a leitura, a poesia e a filosofia, estimulando o desenvolvimento da imaginação, da inteligência e da paixão pela vida e pela leitura.

 

Projeto Biblioteca na Praça:

Atividades que envolvem contação de histórias, realização de oficinas, doação de livros e piquenique literário.

 

 

OUTROS EVENTOS

Aniversário da Biblioteca, Biblio Rosa (Campanha Outubro Rosa), Biblio Azul (Campanha Novembro Azul), Semana do Folclore, Desafio da Inclusão, Semana da Criança, Semana da Consciência Negra, Projeto Nossa Casa (destinada aos voluntários e parceiros) entre outros.

 

 

Além disso, outro viés muito difundido e cada vez mais procurado são nossos cursos! Realizados com muita qualidade e profissionalismo em parceria junto à voluntários nas áreas de expressão corporal, dança, música, artesanato, esporte e saúde, inclusão digital e educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

 

Atualmente a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho se orgulha em contar com toda a equipe docente sendo de voluntários que são profissionais das áreas de estudo ministradas, além disso também foi instituído o controle de frequência dos alunos para evidenciar ainda mais a seriedade e compromisso do trabalho desenvolvido e em respeito as listas de espera aos cursos.

 

 

Em números:

- Já chegamos ao número expressivo de mais de 600 alunos mensalmente

- Já contamos com um público ativo realizando mais de 5 mil empréstimos no decorrer do ano.

- Durante todo o ano já recebemos mais de 22 mil pessoas entre alunos, visitantes, usuários, e professores.

 

 

⦁ ACERVO BIBLIOGRÁFICO

Atualmente o acervo da Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, possui um acervo aproximado de 30.000 exemplares divididos da seguinte forma:

 

I - Livros;

II - Obras de referências (dicionários, atlas, enciclopédias, guias, bíblias);

III - Globos e mapas;

IV - Livros em braille, audiobooks, livros digitais (libras);

V - Obras raras;

VI - Revistas informativas;

VII - DVDs adultos e infantis (recreativos e informativos);

VIII - Gibis, histórias em quadrinhos, mangás.

 

 

⦁ EMPRÉSTIMOS:

Todo o acervo da biblioteca pode ser emprestado, com excesão das obras de referência e alguns materiais especiais. O prazo de empréstimo de materiais é de até 15 dias mediante cadastro prévio de usuário.

 

 

⦁ Contato:

Localização

Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho

Endereço: Rua João Evangelista da Costa nº 1160

CEP: 88090-300

Fone: (48) 3348-1068

 

E-mail: biblioteca.continente@pmf.sc.gov.br

E-mail: biblioteca.continente@gmail.com

 

Horário de atendimento ao público:

De 2ª a 6ª feira - das 8:00 às 21:00 horas.