Secretaria Municipal do Continente

10/04/2015 - Social
Operação Conjunta completa um mês no Continente
Educadores Sociais tiveram dificuldades para convencer andarilhos a fazerem o cadastramento

foto/divulgação: Luciana Gava/SMC

Ação da Secretaria completa um mês

As equipes integradas na Operação Conjunta saíram a campo nesta manhã (10) para mais uma tarefa de abordagem aos moradores de rua na região continental.

 

Os trabalhos se concentraram nas tubulações de esgoto às margens da BR 282, local escolhido por diversos usuários de drogas, praças localizadas no Estreito, passarelas e viadutos.

 

Houve recusa por parte de alguns moradores no momento da abordagem feita pelos Educadores Sociais. O receio de alguns é que, ao fazerem o cadastramento estejam envolvidos em algo que os comprometa com a justiça, já que 60% dos abordados são moradores de outros estados.

 

Foi preciso muita conversa pela equipe de abordagem de rua para que estas pessoas aceitassem ser conduzidas até a Secretaria do Continente e recebessem atendimento necessário.

 

Uma moradora relutou em deixar a barraca armada no passeio da Beira Mar Continental e seguir com as equipes, segundo ela, não havia crime algum morar ao lado da via. Após muita insistência acabou indo.

 

Outro momento que chamou a atenção de todos foi quando os moradores de rua que estavam na Praça Nossa Senhora de Fátima- Estreito, eram conduzidos até o veículo da Abordagem. Os cães que dormiam ao lado deles acompanharam os donos até entrarem no carro e seguiram o veículo pelas ruas do Estreito até o perderem de vista. 

No total nove moradores em situação de rua foram conduzidos e cadastrados, receberam orientação social, psicológica, lanche e convidados a irem ao Albergue Municipal.

É bom salientar que no Brasil não existe lei que obrigue moradores de rua e viciados em drogas a serem internados à força.