Secretaria Municipal do Continente

15/03/2013 - Habitação
Secretaria assina alvará de terreno na Ponta do Leal
Secretaria do Continente assina alvará de de terreno para implantação do programa Minha Casa Minha Vida na Ponta do Leal

foto/divulgação: Simone Kafruni

Secretário João Batista assina alvará que libera área na Ponta do Leal para projeto de habitação

A Secretaria do Continente assinou nesta sexta-feira (15/03) um alvará de aprovação de desmembramento de terreno na Ponta do Leal para que seja desenvolvido projeto do Programa Minha Casa Minha Vida.

Será o primeiro projeto do programa federal de habitação em Florianópolis para famílias com renda entre zero e três salários mínimos e pretende atender à comunidade da Ponta do Leal, atingida por um incêndio no início do ano.

O alvará assinado pelo secretário do Continente, João Batista Nunes, dá a largada para a viabilidade de uma reivindicação da comunidade da Ponta do Leal que começou há oito anos. Agora, os trâmites passam pela Procuradoria do Município e também pela Secretaria de Habitação e retornam para a Secretaria do Continente.


O procurador do município, Norton Makowiecky, e o secretário da Habitação, Rafael Hahne, estavam presentes na assinatura do alvará, assim como moradores da Ponta do Leal e o representante da comunidade, João Luz de Oliveira, o Gão.

“Esse é um projeto prioritário para nós. O poder público se fez presente e nós conseguimos dar uma resposta rápida para a comunidade da Ponta do Leal”, disse João Batista.

Com a medida, as famílias serão realocadas para o projeto Minha Casa Minha Vida e também desocuparão uma área onde será construída a continuidade da Avenida Beira-Mar Continental, ligando-a à BR-101.

O terreno, na Rua Quinze de Novembro, no Bairro Balneário do Estreito, era da Prefeitura, com concessão da Casan. Com a assinatura do alvará de desembramento, feita pelo secretário João Batista, volta à prefeitura para que seja desenvolvido um projeto habitacional para realocar as famílias da Ponta do Leal.

“Esse momento deve ser imortalizado. É a primeira vez que a Prefeitura consegue resolver um problema tão rapidamente. Faz oito anos que tentamos e dessa vez houve vontade política. Conseguimos”, comemorou o líder comunitário Gão.

O procurador Norton deve agilizar os trâmites jurídicos e a Secretaria de Habitação vai encaminhar um projeto para criar o conjunto habitacional dentro do Programa Minha Casa Minha Vida.


galeria de imagens