Secretaria Municipal do Continente

20/03/2013 - Continente
Secretaria providencia limpeza na Vila Aparecida
Depois de avaliar os danos causados pela chuva e agravados pelo lixo acumulado na Vila Aparecida, Secretaria do Continente providencia limpeza geral

foto/divulgação: Simone Kafruni

Secretário João Batista vistoria limpeza de terreno cheio de lixo na Vila Aparecida

A Secretaria do Continente garantiu todo apoio à comunidade da Vila Aparecida, uma das mais atingidas pelas chuvas torrenciais da semana passada. Além da enxurrada, a região sofre com problemas de acúmulo de lixo, em função de recicladores que separam o material reciclável e depositam os rejeitos nos terrenos baldios.

Com a chuva, os terrenos com lixo desabaram por cima de casas, destruindo muitas residências. O secretário do Continente, João Batista Nunes, acompanhou todo o processo visitando várias vezes a comunidade.

Nesta terça-feira (19/03), João Batista pediu que a Comcap realizasse uma limpeza geral nos terrenos com lixo e fez uma vistoria, acompanhado do secretário adjunto, o engenheiro Luiz Américo Medeiros, para ver como será possível solucionar o problema de enchente a cada chuva mais forte.

Foi constatado que será necessário limpar a tubulação, que está com lixo acumulado nos canos, o que impede o escoamento da água, e também aumentar a rede, com tubos mais largos em vários pontos da Vila Aparecida.

Dona de uma das casas invadidas por terra e lixo, a senhora Santa Piva ficou satisfeita com a rapidez com que a Secretaria do Continente providenciou a limpeza.

"Nunca fizeram uma limpeza assim. Era o que a gente queria e precisava, porque o resto a gente constroi de novo", afirmou.

Um caminhão da Comcap ficará no local de sexta-feira à domingo para que a comunidade possa despejar ali todo o material rejeitado. Na próxima segunda-feira, o caminhão levará o lixo.

A Comcap estima que serão retiradas 70 toneladas de lixo da Vila Aparecida.

Durante a vistoria, também foi constatado que uma casa está prestes a desabar, completamente torta. Justamente a casa com mais lixo acumulado na sua base, colocando em risco a vida dos moradores e de toda a comunidade.

O secretário João Batista, então, pediu que a Defesa Civil vistoriasse o local. O que foi realizado na tarde desta terça-feira.  O agente da Defesa Civil, Marcos Roberto Leal, confirmou a constatação.

“Essa casa está em local de grande risco. O solo está mole e é bem possível que o lixo embaixo é que esteja segurando a casa. É um perigo retirar o lixo sem antes desmanchar a casa. Ainda mais que ela sofreu uma acomodação e está visivelmente inclinada”, explicou Leal.

Por determinação da Defesa Civil e da Secretaria do Continente, a casa do senhor Claudio Bisolo, o Bombeiro, foi interditada e tem prazo de 10 dias para ser demolida.