Secretaria Municipal do Continente

21/01/2016 - Continente
Continente procura integrar moradores de rua
Ação desta quinta fez buscas em locais como praças, viadutos, passarelas e terrenos baldios

foto/divulgação: Luciana Gava/ SMC

Continente segue trabalhando para ajudar moradores de rua

A Prefeitura de Florianópolis segue trabalhando com o objetivo de resolver a questão dos moradores de rua e usuários de drogas que circulam pelos bairros na região continental.

 

O trabalho é realizado por meio da Secretaria do Continente, Secretaria de Assistência Social, Comcap e Polícia Militar (22º Batalhão), nesta segunda semana de retomada das ações foram feitas buscas, nesta quinta-feira (21), em sete pontos programados no Continente, entre eles praças, viadutos, passarelas, terrenos baldios e pontos comerciais.

 

No total foram atendidas 12 pessoas, mas somente duas aceitaram ajuda e foram encaminhadas ao serviço social para realização de cadastro e para acompanhamento pela triagem no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro POP), que funciona anexo à Passarela Nego Quirido. Ali, são atendidas diariamente 100 pessoas que vivem em situação de rua e no local é oferecida alimentação e atividades para os usuários do serviço.

 

De acordo com Cesar Cruz, da Secretaria de Assistência Social, o objetivo dos trabalhos das abordagens sociais é voltado a restabelecer o vínculo familiar dessas pessoas, para que elas retornem para seus lares; providenciar documentos pessoais, que a maioria dos moradores de rua não possui; providenciar transporte, quando são oriundos de outras cidades e até mesmo de outros estados; e encaminhar para internação em clínicas terapêuticas de recuperação, quando são pessoas viciadas em álcool, crack ou outras drogas.

Mesmo com as dificuldades e das várias negativas por parte dos moradores de rua, a coordenadora de abordagem social, Priscilla Mathes, relata que há diversos casos em que, após muita persistência, as equipes foram adquirindo a confiança desses moradores de rua e eles acabaram aceitando o auxílio e conquistaram mudança de vida.

 

As abordagens serão realizadas semanalmente em vários pontos na região continental, sempre com o trabalho integrado das equipes.


galeria de imagens