Secretaria Municipal do Continente

28/01/2016 - Continente
Abordagem no Continente reduz população de rua
Na ação desta quinta 80% dos atendidos aceitaram ajuda social

foto/divulgação: Luciana Gava/ SMC

Abordagem diminui número de moradores de rua no Continente

No trabalho de abordagem social desta quinta- feira (28), realizado semanalmente na região continental, as buscas foram feitas em cinco pontos onde moradores de rua e usuários de drogas costumam depositar resíduos e ocupar o espaço para pernoitarem.

 

A ação conta sempre com o apoio da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, Comcap, Secretaria do Continente (fiscalização), e uma equipe de policiais do 22º Batalhão de Polícia Militar.

 

Alguns pontos percorridos na ação de hoje tiveram indicação da população por meio de denúncia via telefone à Secretaria do Continente.

 

Entre eles estavam, um imóvel fechado na Av. Marinheiro Max Schramm- Estreito, viaduto na Av. Patrício Caldeira de Andrade- Abraão, uma residência na Praia do Riso- Coqueiros, Ginásio Esportivo Carlos Alberto Campos também no bairro Estreito, e num ponto comercial que se encontra desativado na Rua Santos Saraiva- Capoeiras, neste, as equipes chegaram via informação repassada pelo Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM).

 

No total foram abordadas sete pessoas, das quais, cinco aceitaram ajuda e foram encaminhadas aos respectivos serviços, como, Saúde, Serviço Social, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Comunidade Terapêutica.

 

Para os membros das equipes, o trabalho vem dando resultados animadores e positivos, pois segundo eles, o número de moradores de rua vem diminuindo a cada semana, no entanto é preciso dar continuidade as ações.

 

De acordo com Cesar Cruz, da Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, este trabalho desenvolvido pelas equipes apoiadoras vem estabelecendo um vínculo de confiança entre os moradores de rua. Desta forma, acaba sendo mais fácil convencer o indivíduo que se encontra em situação vulnerável aceitar ajudar e aderir ao tratamento que necessita, destacou Cesar.

 

Para o Sargento Moisés do Nascimento(22º Batalhão), a abordagem de hoje,teve uma aceitação de 80% por parte de quem mora nas ruas.Isso mostra segundo o Policial, que o trabalho em conjunto com demais órgãos ganha força e acaba atingindo os objetivos de maneira mais eficaz.

 

Especificamente quando se trata de ocorrências como furtos praticados por eles no entorno dos locais abordados, de violência contra ou entre estas pessoas, lembrou o PM.

 

Lembrando que as abordagens continuarão sendo realizadas semanalmente, com roteiro definido pelas equipes ou por indicação da população de lugares onde possa haver pessoas em situação de risco pessoal e/ou social e também de usuários de drogas.


galeria de imagens