Secretaria Municipal do Continente

02/03/2016 - Continente
Barreiros Filho é destaque em acessibilidade
Seminário reuniu gestores públicos, profissionais, leitores e especialistas para discutir acessibilidade em bibliotecas públicas

foto/divulgação: Luciana Gava/ SMC

Biblioteca Barreiros Filho é destaque em Seminário de Acessibilidade

Florianópolis está bem representada no Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, evento que está terminando esta quarta-feira(2) em São Paulo.

 

Quem levou o nome da Capital a ser destaque no encontro foi a premiação que a biblioteca Professor Barreiros Filho recebeu do Ministério da Cultura por se tornar referência nacional em acessibilidade, ganhando destaque e conquistando lugar entre as dez melhores bibliotecas do Brasil.

 

O evento é uma promoção do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), e a ONG Mais Diferenças.

 

Com tema baseado no conceito biblioteca para todos, o encontro tem por objetivo reunir gestores públicos, leitores, profissionais e especialistas de todo o Brasil, além de conferencistas internacionais, para discutir temas como políticas de livro, leitura, literatura e biblioteca, além de compartilhar experiências e discutir os diferentes aspectos relacionados às políticas da área.

 

Entre os desafios a serem vencidos no que tange a melhorias no atendimento que este público necessita, estão a formação dos bibliotecários, os desafios para a realização de programações acessíveis em bibliotecas e formatos de mediação de leitura acessível e inclusiva, com exercícios e experimentações.

 

Para a gerente de Educação Maritza Fabiane Celestino, a participação no seminário teve suma importância no que diz respeito ao peculiar atendimento que a biblioteca Barreiros Filho oferece aos usuários que frequentam o espaço com alguma deficiência.

 

“Fomos selecionados para representar a nossa cidade, nosso Estado e também o Sul do País. Esse projeto de inclusão social inserido dentro das bibliotecas públicas tem sido de grande valia para resgatar, incluir e fazer com que os deficientes físicos tenham hábito em frequentar e tomarem gosto por diversos serviços oferecidos nestes espaços”, disse.

 

Ainda de acordo com a gerente, a biblioteca Barreiros Filho foi considerada pelos participantes do seminário como um modelo a ser seguido, sendo destacada como inovadora, criativa e revolucionária. 


galeria de imagens