Secretaria Municipal do Continente

10/06/2016 - Continente
Aulas de cidadania acontecem no Continente
Objetivo do projeto é despertar nos estudantes o sentimento de civismo e conhecer o conceito de pátria

foto/divulgação: Luciana Gava/ SMC

Continente promove momento cívico nas escolas

Uma parceria entre a Secretaria do Continente,  a Ação Solidária Adventista (ASA) e o Batalhão de Infantaria do Exército (63º BI) vai promover encontros cívicos semanais em escolas e creches públicas da região continental durante o mês de junho.

 

O projeto, intitulado Cidadania e Cultura nas Escolas, tem como objetivo fomentar e instruir crianças e adolescentes no acesso ao conhecimento de valores, direitos e deveres em que cada um deve exercer para a boa vivência em sociedade, além de despertar nos estudantes o sentimento de civismo e conhecer o conceito de pátria.

 

Nesta quinta-feira (9), aconteceu o primeiro encontro, na Creche do Conselho Comunitário da Coloninha. No espaço, são atendidas 186 crianças, de 1 a 6 anos, em período integral. Outras 60 crianças de 6 a 14 anos são atendidas no contraturno escolar.

 

Para o subtenente Marcos Aurélio Justino, maestro da banda do 63º BI, essa parceria com o poder público possibilita mostrar à comunidade escolar o grande potencial que o Exército possui e que muitas vezes se torna desconhecido pela sociedade. ”Somos gratos por poder proporcionar tamanha alegria a essas crianças. Por meio da música, conseguimos expressar valores que eles levarão para a vida”, disse.

 

Nessas ações, a banda é uma atração à parte. O maestro apresenta cada músico e o respectivo instrumento, e a cada som musical as crianças vão ao delírio. Dependendo do ritmo, acompanham com palmas e euforia. Apresentações musicais de sucessos consagrados ou de letras que falam da pátria também são executadas pelos militares.

 

Em escolas onde o público escolar tem idade acima de 10 anos, serão ministradas palestras incentivando os alunos a ingressarem na carreira militar quando atingirem a idade necessária.

 

No final do evento cada criança recebeu um kit educativo, contendo a Revista Recrutinha, publicação em quadrinhos voltada ao público infantil. O próximo encontro será na escola Jornalista Jairo Callado, Estreito.


galeria de imagens