Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

07/06/2022 - Cultura
“Paisagem Açoriana” estará em exposição no Mercado Público de Florianópolis
A exposição faz parte do Projeto Açores - Conhecer é Viver!, que comemora os 275 anos do início da imigração açoriana no Sul do Brasil

foto/divulgação: Fundação Franklin Cascaes

“Paisagem Açoriana” estará em exposição no Mercado Público de Florianópolis

O projeto Açores - Conhecer é Viver!, iniciativa do Grupo ND, abre em Florianópolis a Exposição Fotográfica Paisagens Açorianas, na Galeria de Arte do Mercado Público, a partir do dia 8 até o dia 20 de junho.

A exposição fotográfica do arquiteto, fotógrafo e programador visual Joel Pacheco, “Paisagem Açoriana” contém 27 fotografias de paisagens das nove Ilhas Açorianas. Impressas em papel fotográfico e enquadradas em acabamento “foamboard” no tamanho de 40x55cm.

A minuciosa seleção de imagens das paisagens naturais, praticamente todas inéditas, resulta de incursões às nove ilhas que compõem o arquipélago açoriano e foram realizadas em 2018. Para Joel, “cada ilha possui a sua beleza singular, a sua paisagem magnífica, a sua arquitetura exemplar, mas todas têm uma riqueza em comum: as pessoas que lá vivem. Essa gente é amável, é hospitaleira e trata os visitantes com carinho e generosidade”.

A exposição tem o patrocínio do SINEPE/SC, Shopping Casa & Design e apoio do Mercado Público Florianópolis, Galeria de Arte do Mercado Público de Florianópolis - Sala José Cipriano da Silva, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura de Florianópolis.

 Sobre o autor:

Nascido em Florianópolis, Joel Pacheco é arquiteto, fotógrafo, programador visual e pesquisador de temas como paisagem, etnografia e cultura popular. É autor dos livros “Florianópolis a 10ª Ilha dos Açores – O Encontro das Origens”, “A Canoa Baleeira dos Açores e da Ilha de Santa Catarina, Arquitetura Paisagem - Florianópolis e Açores “Colorindo Floripa – Roteiro cultural” e Ponte Hercílio Luz-uma ligação de amor. Participou como autor ou coautor de projetos e pesquisas vinculadas ao patrimônio cultural de Florianópolis e dos Açores/Portugal e ainda de diversos projetos gráficos. Realizou várias exposições fotográficas e publicou diversas séries de imagens em livros, revistas, cartões postais e telefônicos no Brasil, Portugal e Canadá.

Serviço

O que: Exposição Paisagem Açoriana 

Onde: Galeria de Arte do Mercado Público – Sala José Cipriano da Silva,  Acesso pela Rua Deodoro 60, Torre próxima a Praça da Alfândega, piso superior, Centro, Florianópolis/SC.

Quando: Dia 8 até o dia 20 de junho