Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

06/05/2024 - Cultura
Exposição Gamas de Tércio | Galeria de Arte Pedro Paulo Vicchietti

foto/divulgação: PMF / Juliana Crispe

Exposição Gamas de Tércio | Galeria de Arte Pedro Paulo Vicchietti

 

A exposição “GAMAS de Tércio” comemora os 90 anos do artista Tércio da Gama.

 

Com curadoria de Juliana Crispe, a partir de quarta-feira, você terá uma oportunidade de mergulhar no universo artístico de Tércio da Gama e vivenciar sua expressão criativa!

 

Nascido em Florianópolis em 09 de julho de 1933, Tércio da Gama inicia sua produção artística em 1958. Autodidata, Tércio sempre fez da criação sua motivação e pulsão devida.

 

Iniciando sua produção dentro do movimento modernista de Santa Catarina, instaurado pelo Grupo Sul na década de 50, Tércio ajudou a fundar, em 1958, o GAPF - Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis, ao lado de colegas como Aldo Nunes, Dimas Rosa, Meyer Filho, Hassis, Hugo Mund Júnior, Rodrigo de Haro, Pedro Paulo Vecchietti e Thales Brognoli, cuja proposta era repensar os padrões vigentes na época e sugerir uma nova forma de fazer arte.

 

 

O imaginário ilhéu, as cores vibrantes, um mundo que olha para o micro e faz do folclore, da infância, do animal, do vegetal e do meio ambiente elementos pulsantes para o universo lúdico e criativo, são matérias pictóricas para as múltiplas camadas, sobreposições e justaposições do artista desde o início de sua produção.

 

 

As imagens produzidas por Tércio da Gama parecem mover-se diante dascamadas de tintas e cores que vibram da tela, são como mirações que nos deslocam do cotidiano para dar atenção à natureza, algo que circunda nossas existências e que nos escapa constantemente.

João Evangelista (1931-2021) que foi ex diretor do Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), em certa ocasião disse:"Não há mistério na pintura que se praticou; apenas o fascínio da cor e o encantamentodiante de uma dupla vertente de interesse, a saber, o clima local e a conquista plástica. Foi assim que Tércio da Gama se destacou.

No armazém da história recente da arte foi buscar as regências que, às vezes discrepantes, através de uma consciente vontade artística, haveria de tomar rumos idiossincrásicos e se transformaria em linguagem vigorosa, tônica. Pessoal: foi assim também que ele, ao atravessar tantos interesses expressivos, conseguiu ser fiel a si mesmo. Até chegar à atual “maneira”.

 

Dela faz parte vasta reserva de visão caleidoscópica: a captura de um mundo em plena fragmentação e justaposição de objetos, repertório esfuziante e vital: animal, vegetal, folclórico. Frequentes vezes aglutinados sob a ação da matéria pictórica, cada vez mais densa e “folheada”, sedimentar. E por toques de luz a que não faltam os passes e transpasses...

 

 

"Gamas de Tércio" pretende mostrar uma variação de temas que atravessam a produção artística de Tércio da Gama. Fazendo alusão ao seu sobrenome, mas referenciando as variações de seus temas, teorias, cores, série de ideias, suas profundidades e imersões em sua poética.