Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

03/12/2013 - Cultura
Aulão do EJA termina com poesia musicada
Compositor Silvio Mansani apresenta aos alunos clássicos da literatura portuguesa e brasileira em formato musical

foto/divulgação: Antônio Rossa

Silvio Mansani

Alunos que integram o programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal terão uma aula diferente nesta quarta-feira (4), no encerramento do curso preparatório para o exame do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Além das disciplinas tradicionais, os estudantes vão assistir à apresentação didática do compositor Silvio Mansani, que musicou sonetos da literatura brasileira e portuguesa de diferentes épocas e autores. A atividade, promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, acontece às 17h30, no Centro de Educação Continuada, à rua Ferreira Lima, 82, no Centro.

 

No repertório, Mansani apresentará obras de Luís Camões, Cruz e Sousa, Augusto dos Anjos e Gregório de Matos, entre outros, adaptadas como canção popular brasileira. No total, serão apresentadas dez canções/sonetos, acompanhadas de explanação sobre detalhes históricos e estilísticos, assim como o processo de composição das obras. Além dos clássicos, o músico vai mostrar sonetos do poeta Alckmar Santos, radicado em Santa Catarina, que resgata nos versos a sintaxe de diferentes épocas. Entre os poemas de Santos, destacam-se “Soneto levemente neoclássico” e “Soneto barroco, mas moderninho”.  

 

Escola de Música

 

A apresentação de Silvio Mansani integra uma série de concertos didáticos para divulgação da Escola Livre de Música – programa municipal de educação musical desenvolvido pela Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes. Em outro momento, os alunos tiveram contato com a música erudita em concerto didático com a Orquestra de Cordas da Ilha de Santa Catarina.

 

Com aulas de prática instrumental e de conjunto, musicalização, canto, teoria e percepção musical, a Escola de Música atua no apoio à formação de músicos e criação de bandas, orquestras e grupos musicais eruditos e populares, contribuindo para o desenvolvimento e profissionalização do mercado musical em Florianópolis. A iniciativa visa a oferecer ao público acesso a uma grade de cursos gratuitos com o objetivo de despertar competências, habilidades e senso estético na área musical, incentivando o gosto pela música erudita e popular.

 

Patrocinado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei Rouanet, o programa de educação musical está em execução em núcleos no Campeche (Fundação Cultural Simpozio), Praia dos Açores (Casa de Cultura Açores), e Ribeirão da Ilha (Sociedade Musical e Recreativa Lapa), mantidos em parceria com entidades conveniadas. As atividades também abrangem o espaço da Escola Silveira de Souza, onde funciona o núcleo do Centro.

 

A proposta curricular da Escola de Música, cronograma de vagas e o calendário de inscrições para os núcleos de música em 2014 serão divulgados por edital a ser lançado até final de dezembro. Mais informações podem ser obtidas na Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes, pelo telefone 3324-1415.

 

Serviço:

 

O Quê: Concertos Didáticos / Silvio Mansani

Quando: quarta (4/12) – 17h30

Onde: Centro de Educação Continuada / SME

           Rua Ferreira Lima nº 82 – Centro

           (48) 2106-5921

Quanto: gratuito

 

 

Repertório

 

1) Quarto soneto barroco

      (Alckmar Luiz dos Santos)

2) Busque amor novas artes novo engenho

      (Luis de Camões)

3) Abrigo celeste

      (Cruz e Sousa)

4) Una, dos, tres estrellas, veinte, ciento

      (Gregório de Mattos)

5) Soneto já antigo

      (Fernando Pessoa)

6) Soneto barroco mas moderninho

      (Alckmar Luiz dos Santos)  

7) Ausência de Thaís / Das inclemências da sorte

      (Alckmar Luiz dos Santos)

8) Ouvir Estrelas

      (Olavo Bilac)

9) Soneto levemente neoclássico

      (Alckmar Luiz dos Santos)

10) O vencedor

      (Augusto dos Anjos)

  


galeria de imagens