Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

25/09/2014 - Cultura
Casa da Memória integra Primavera dos Museus
Palestra, projeção de fotos e exibição de documentário serão realizados em duas sessões, com entrada franca

foto/divulgação: Acervo da Casa da Memória

Ponte Hercílio Luz na década de 1920

Importante centro de documentação da vida social, política e cultural da capital catarinense, a Casa da Memória de Florianópolis promove nesta sexta-feira (26) um passeio visual pela cidade a partir de imagens de épocas passadas, que compõem o acervo de fotos do município.

 

A palestra “Um Olhar sobre Florianópolis, a Fotografia na Construção da Memória da Cidade” integra a programação da 8ª Primavera de Museus, que ocorre em todo o Brasil. Além da projeção visual, será exibido o documentário Franklin Cascaes em duas sessões, às 10 e 15 horas, no auditório da Casa da Memória, com entrada franca.

 

Dirigida principalmente a estudantes, cada sessão tem cerca de uma hora e meia de duração. Durante a apresentação serão mostradas imagens que marcam o desenvolvimento de Florianópolis entre os séculos 19 e 21, acompanhadas da explanação dos técnicos da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

 

No local, os visitantes vão poder conhecer o trabalho realizado pela Casa da Memória e os diferentes suportes que compõem o acervo de pesquisa, tais como fitas de rolo, fitas VHS ou cassete, recortes de jornal, CDs e DVDs, fotografias e livros.  A ação tem como objetivo despertar a consciência individual e coletiva das pessoas em relação ao patrimônio cultural, contribuindo para a preservação da memória de Florianópolis, dentro dos princípios que norteiam a educação patrimonial.

 

Após a apresentação de fotografias, os participantes podem assistir ao documentário Franklin Cascaes. O DVD integra a série Alma de Artista, projeto da Fundação Franklin Cascaes, abrangendo biografia, obra e estética desse artista catarinense. Com 30 minutos, o documentário foi produzido pela Fundação Franklin Cascaes em homenagem ao centenário de nascimento do pesquisador catarinense, comemorado em 2008.

 

Elaborado por Edina de Marco, José Rafael Mamigonian e Norberto Depizzolatti, o vídeo traz depoimentos de pessoas que conviveram com Cascaes, e imagens de suas obras, que integram o acervo do Museu Universitário da UFSC. No documentário é possível conhecer a voz, a história, as pesquisas e as ideias desse artista catarinense que muito contribuiu para o registro da cultura local.

 

Preservando a memória

 

A Casa da Memória de Florianópolis é um centro de documentação que reúne, restaura, organiza, preserva e divulga registros visuais, sonoros e bibliográficos relativos à história, à memória, à identidade e à produção cultural da cidade. Ao todo, o órgão guarda mais de 40 mil peças documentais que revelam aspectos da vida social, econômica, política e cultural do município, constituindo-se em um espaço de referência para pesquisa e consulta. Entre as preciosidades ali guardadas estão o acervo de grandes artistas catarinenses do radio, teatro e televisão, como o compositor Claudio Alvim Barbosa, o Zininho, e o ator Mozart Régis, o Pituca.

 

Com 470 metros quadrados, o prédio da Casa da Memória está situado no centro histórico da cidade, próximo à Catedral Metropolitana. A edificação foi erguida em 1929 para sediar o antigo Partido Republicano Catarinense, na gestão do então governador Adolfo Konder. Entre 1948 e 1995, sediou o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE/SC) e a seccional catarinense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em 1999, o prédio foi doado à Prefeitura de Florianópolis, para instalação da Casa da Memória, unidade cultural vinculada à Fundação Franklin Cascaes e Secretaria Municipal de Cultura.

 

Serviço:

 

O quê: Palestra “Um Olhar sobre Florianópolis, a Fotografia na Construção da Memória da Cidade” e exibição do documentário Franklin Cascaes  

Quando: sexta-feira (26 de setembro) – 10h e 15h

Onde: Casa da Memória de Florianópolis

            Rua Padre Miguelinho nº 58 – Centro

            (48) 3333-1322

Quanto: gratuito


galeria de imagens