Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

02/10/2014 - Cultura
Cinesolar na escadaria do Rosário é cancelado
Evento desta quinta-feira (2) no Centro foi cancelado, mas sessão de cinema na sexta-feira (3), na Tapera, está mantida

foto/divulgação: Cinesolar

Projeto viaja pelo Brasil divulgando ideias sustentáveis

A sessão de cinema do Cinesolar, prevista para acontecer ao ar livre, na escadaria do Rosário, no Centro, nesta quinta-feira (2/10), às 19 horas foi cancelada em razão da limitação de horários estabelecida para o transporte coletivo em Florianópolis. Conforme definido em reunião entre a Prefeitura da Capital, Polícia Militar, Setuf, Sintraturb, Deter e Guarda Municipal, os ônibus vão circular normalmente no município até 19 horas, nesta quinta-feira (2/10).

 

A sessão de cinema prevista para ocorrer amanhã (3/10), às 19 horas, no Conselho Comunitário da Tapera, está mantida. A entrada é franca. Em caso de chuva, a sessão será realizada no Salão Comunitário da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na rua Bernardino João Damásio nº 118, na Tapera. 

 

PRIMEIRO CINEMA COM ENERGIA SOLAR NO BRASIL


O Cinesolar é um projeto cultural que adota energia limpa e renovável para exibir filmes e divulgar arte pelo Brasil. Depois de passar por várias cidades, o primeiro cinema móvel do país que funciona com energia captada do sol, está em Florianópolis para exibir o filme Colegas, de Marcelo Galvão.

 

Patrocinado pela Genzyme, empresa farmacêutica do grupo Sanofi, o projeto já viabilizou sessões de cinema em Goiás (GO), Brasília (DF) e alguns locais de São Paulo. Ainda estão na agenda passagens pelo Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Em Florianópolis, a iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Franklin Cascaes e Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Equipado com placas solares e um sistema conversor que transforma a energia solar em elétrica, o Cinesolar possui uma estrutura autossustentável. Além do telão para exibição de filmes, o veículo tem sistema de som, projeção, cabine para DJ e ainda carrega cadeiras para acomodar o público.


Desde o início das atividades, em maio, o cinema móvel foi visto por mais de 13 mil pessoas. Nas 90 sessões já realizadas, o projeto gerou uma economia de 220 mil watts, o equivalente a cerca de 400 horas de funcionamento ininterrupto de uma geladeira.


galeria de imagens