Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

09/11/2017 - Cultura
Florianópolis ganha plataforma de apoio à educação por meio do cinema
Acervo com o melhor do cinema socioambiental será disponibilizado para uso dos professores.

foto/divulgação: Divulgação Planeta.doc

Florianópolis ganha plataforma de apoio à educação por meio do cinema

A partir desta sexta-feira,10 de novembro, as escolas da rede pública municipal e estadual de Florianópolis terão uma nova ferramenta de ensino: um acervo com o melhor do cinema socioambiental, disponível on-line para o uso dos professores a qualquer tempo, gratuitamente.

 

Isso será possível através da Plataforma Planeta na Escola, com cerca de 100 filmes - documentários e animações, que contribuem para a educação de crianças e jovens em disciplinas científicas diversas como biologia, física, química, história, geografia, economia e filosofia, entre outras. O lançamento do plataforma será no dia 10.11, às 9h30, na escola Henrique Veras, Lagoa da Conceição. Na mesma ocasião será lançado o concurso Planeta.doc Estudantes, que está em sua terceira edição.

 

A Plataforma Planeta na Escola é uma ação do PLANETA.Doc - Festival Internacional de Cinema Socioambiental - o maior do gênero do sul do país e um dos principais do Brasil - e tem como objetivo apoiar o movimento geral de sensibilização sobre a importância vital de uma convivência harmoniosa do ser humano com a natureza. 

 

Além de disponibilizar filmes gratuitamente, a plataforma permite que as práticas pedagógicas de utilização dos filmes em sala de aula sejam compartilhadas na área de professores, estabelecendo um banco de informações com os relatos e resultados das experiências e formando uma comunidade de aprendizagem.

 

Escolas públicas de Florianópolis já estão participando das ações de educomunicação desde o início do festival, em 15 de outubro, através das sessões do dia do Planeta. Agora a plataforma será aberta para uso do material cinematográfico em sala de aula.

 

“É extremamente relevante pensar no planeta como um todo. Queremos despertar na escola essa consciência socioambiental e pretendemos trabalhar as atitudes e valores por meio desse tema”, afirma Roni Monteiro Kampf, diretor da escola Henrique Veras.

 

“Com filmes premiados nos principais festivais internacionais, a plataforma Planeta na Escola oferece um conteúdo dinâmico e contemporâneo, baseado nas investigações e entrevistas a alguns dos mais renomados especialistas das disciplinas transversais que envolvem a sustentabilidade”, conclui a diretora do PLANETA.doc, Mônica Linhares.

 

Concurso Planeta.doc Estudantes


No mesma ocasião, será lançada a terceira edição do concurso Planeta.doc Estudantes, que vai premiar os melhores filmes com o tema sustentabilidade e relação sensível com a natureza, com até um minuto de duração. As histórias podem ser reais ou de ficção. Mais informações estarão disponíveis no site planetadoc.com a partir do dia 10 de novembro.

 

O Planeta na Escola e  concurso Planeta.doc Estudantes são iniciativas do PLANETA.doc, com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude de Florianópolis e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, apoio cultural de Neoway e Digilab e  parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado da Educação.