Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

20/01/2011 - Cultura
Show Vidala abre atividades da Casa das Máquinas Espaço de Artes
Marcelo Villena é a atração musical desta quinta-feira, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, dentro da programação do projeto Verão Cultural, promovido pela Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação: Marcelo Villena

Show de Marcelo Villena mistura elementos da música clássica e contemporânea, e da música popular brasileira e uruguaia

O cantor e compositor Marcelo Villena  abre nesta quinta-feira (20/01), às 20h, a temporada de atividades da Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição. O artista faz o show acústico Vidala, às 20h, com canções autorais que refletem influências de diferentes estilos. A apresentação gratuita integra a programação do projeto Verão Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

 

O nome do show faz alusão a um estilo musical folclórico do noroeste argentino, o mais agreste desse cancioneiro popular. Acompanhados por cajas bagualeras, os cantores dos vales das províncias de Jujuy e Salta, entoam suas músicas em blocos carnavalescos ou na solidão das montanhas. Entretanto, a Vidala tradicional de Marcelo Villena é retrabalhada no show com influências pessoais do artista, que inclui elementos de dark-rock, música clássica romântica e contemporânea, assim como música popular brasileira e uruguaia.

 

O repertório é concebido como uma narrativa musical, comparável aos ciclos de canções de Schubert e Schumann, em que cada música é um quadro, uma situação dentro da história, contada em primeira pessoa. Nela, o protagonista sonha que mata a mulher, e ao acordar, comprova que ela está de fato morta. Desesperado, foge sem rumo, descobrindo no meio do percurso que está indo para o planalto boliviano. Acredita, então, que o assassinato foi um sacrifício ritual ordenado de forma inconsciente pelos deuses antigos para que ele recupere o sentimento de amor.

 

Vidala é um show acústico que resulta de uma experiência de composição de canções iniciada no ano 1989.  Faz um resgate das letras escritas de próprio punho compositor, num processo em que literatura e música se auto-influenciam. A linguagem harmônica é mais despojada, concentrando a atenção do ouvinte no texto e empregando recursos mais sofisticados com função dramática.

 

Arte plural

 

Cantor e compositor argentino, radicado no Brasil em 1996, Marcelo Villena é bacharel em composição musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestrando em Teoria, Criação e Estética Musical pela Universidade Federal do Paraná.

 

Sua trajetória artística é marcada pela pluralidade de trabalhos que vão do canto lírico, como solista nas óperas La Serva Padrona, La Traviata e Madame Butterfly, à música popular com trabalhos incluindo MPB, tango argentino, rock alternativo. Também incursiona pelo improviso livre e na composição de peças eruditas e interpretação de peças eruditas de autores atuais, além de ter partipação em performances como ‘Urbana 2’, de Ulises Ferretti e Claudia Paim e ‘Palestra da Psico-empresa Umbigo Group’, do artista plástico Carlos Daniel Medeiros.

 

No âmbito da canção popular, Villena traz no currículo trabalhos como ‘Mudanzas’(1993), ‘Mastigo a Flor Amarga (1995), ‘El Vórtice de la Rosa’ (1996, sobre poemas de Rodrigo de Haro), e ‘Poetas’ (2003, em conjunto com outros autores catarinenses) – trabalho que valeu ao artista a inclusão de seu nome no Dicionário da Música Popular em Santa Catarina. Atualmente desenvolve junto com o poeta Dennis Radünz o processo criativo de um CD de ‘Música de Poesia’

 

Serviço:

 

O Quê: Show Vidala, com Marcelo Villena

 

Quando: quinta-feira (20/01) – 20h

 

Onde: Casa das Maquinas (Centro Cultural Bento Silvério)

           Rua Henrique Veras Nascimento nº 50, fundos

           Lagoa da Conceição

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens