Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

20/01/2011 - Cultura
Verão Cultural leva teatro e boi de mamão para as praias da Capital
Oito comunidades vão receber atividades do projeto Verão Cultural até domingo, numa promoção da Fundação Franklin Cascaes

foto/divulgação: Dieve Oehme

Boi de mamão é um dos folguedos mais tradicionais da cultura popular da Ilha de Santa Catarina

 Os turistas que veraneiam na cidade, aproveitando as belezas naturais da Ilha de Santa Catarina, também estão conhecendo um pouco da cultura local sem sair da praia. Uma agenda especial com atividades teatrais e folclóricas movimenta os balneários, no projeto Verão Cultural, promovido pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). Até domingo serão visitadas oito comunidades dentro da programação que prevê 59 apresentações até 27 de fevereiro.

 

De sexta-feira a domingo, quatro grupos folclóricos vão se apresentar pelo Centro, Ingleses, Pântano do Sul, Praia Brava e Caeira da Barra do Sul, mostrando aos visitantes o boi de mamão – um folguedo tradicional da cultura popular catarinense de base açoriana. Para isso, a Fundação Franklin Cascaes firmou convênio com as associações folclóricas de Jurerê, Pantanal, Itacorubi e Ingleses para apresentações itinerantes nos meses de janeiro e fevereiro.

 

Outra atração é a carrocinha teatral da Turma do Papum, que até domingo vai passar pela Praia do Forte, Sambaqui e Santo Antônio de Lisboa, levando aos balneários o espetáculo ‘Uma Aventura na Ilha dos Carijós’, produzido por Sérgio Tastaldi e Márcia Pagani. Utilizando bonecos de manipulação, a peça aborda a chegada dos portugueses à Ilha de Santa Catarina, apoiada no relato do pequeno índio Curumim e seu avô, Xaman.

 

Com duração de 45 minutos, o espetáculo diverte o público de todas as idades apresentando de forma lúdica, entre músicas e brincadeiras, fatos históricos como a chegada dos navegadores e a fundação de Desterro, além de mostrar aspectos da cultura local em histórias envolvendo personagens engraçados como um camarão que adora trocadilhos, uma tainha sonhadora, rendeiras descendentes de açorianos e um coral de ostras.

 

Temporada animada

 

Paralelamente às atividades nas praias, a Fundação Franklin Cascaes mantém todas as suas unidades culturais funcionando, oferecendo aos visitantes uma programação especial com oficinas de renda de bilro, exposições, apresentações musicais e espetáculos teatrais no Centro Cultural Bento Silvério (Lagoa da Conceição), Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Teatro da UBRO (Centro), entre outras promoções.

 

A FCFFC também vem divulgando o trabalho de músicos da terra todas as terças-feiras e sábados, em apresentações gratuitas na Praça 15 de Novembro, um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Firmou ainda parceria com o grupo Teatro Sim...Por Que Não?!!!, apoiando a temporada do espetáculo ‘A Vida Como Ela É’, em cartaz no Teatro Álvaro de Carvalho, de sexta-feira a domingo, garantindo uma sessão gratuita no dia 4 de fevereiro. A programação completa dos eventos do projeto Verão Cultural está disponível no site da Fundação Franklin Cascaes, no portal da Prefeitura de Florianópolis (http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes).

 

Serviço:

 

O Quê: Verão Cultural – teatro e boi de mamão nas praias

 

Quando: até 27 de fevereiro – sempre às 19h

 

Onde: Centro e balneários do Norte, Sul e Leste da Ilha

 

Quanto: gratuito

 

Informações: http://portal.pmf.sc.gov.br/entidades/franklincascaes

                         (48) 3324-1415 – Fundação Franklin Cascaes

 


Programação do Final de Semana


 

Boi de Mamão (19h)

 

21/01 - Centro (Av. Paulo Fontes)

22/01 - Ingleses e Pântano do Sul

23/01 - Praia Brava e Caeira da Barra do Sul

 

Teatro do Papum (19h)

 

21/01 - Praia do Forte

22/01 - Sambaqui

23/01 - Santo Antº de Lisboa


galeria de imagens