Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

23/02/2011 - Cultura
Cine Pitangueira exibe Saneamento Básico
Cineclube apresenta nesta quinta-feira quatro produções brasileiras em sessões gratuitas às 18h30 e 20h, na Casa das Máquinas

foto/divulgação: Fábio Rebello

Filme Saneamento Básico é um das atrações desta quinta-feira

O Cineclube Pitangueira encerra a agenda de fevereiro com a exibição do longa-metragem Saneamento Básico, de Jorge Furtado, e apresentação dos curtas O rim de Napoleão, de Fernando Coimbra; O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar, de Leo D. e Willian Paiva; além de Cerveja Falada, de Guto Lima, Luiz Henrique Cudo e Demétrio Panarotto. As sessões acontecem nesta quinta-feira (24/02), às 18h30 e 20h, na Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição, com entrada franca.

 

Um dos destaques da programação é o documentário em 35mm,  Cerveja Falada, que foi produzido em Santa Catarina e agora também possui versão em DVD, incluindo extras. Rodado com o prêmio Edital Catarinense de Cinema (Prêmio Cinemateca/FCC), o filme gira em torno do cervejeiro Rupprecht Loeffler, de 93 anos, e de sua cervejaria, a “Canoinhense”.

 

Outra atração é o filme de Jorge Furtado, que mostra como a mobilização de uma comunidade por obras de saneamento básico se transforma na realização de um vídeo de ficção científica. Realizado em 2007, o longa foi produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre.

 

Este é o segundo ano do cineclube na Casa das Máquinas, que em 2010 promoveu 35 sessões de cinema gratuitas, atraindo um público de 1.134 pessoas ao longo do ano. O Cine Pitangueira é uma realização da Cinemateca Catarinense, Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com apoio do programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC).

 

Programação

 

Sessão das 18h30

 

O rim de Napoleão, de Fernando Coimbra

(2009, Ficção, 5min)

O filme conta a história de dois velhos que foram rivais desde a infância e agora exercem a rivalidade na bocha.

 

O Jumento Santo e a cidade que se acabou antes de começar, de Leo D. e Willian Paiva (2007, Animação, 11min)

Quando Deus resolve criar o mundo, as coisas acabam não saindo como planejado. O sertão nunca mais será o mesmo, depois que o jumento Limoeiro vem à terra pra dar um jeito na humanidade, que depois de sucumbir à tentação do capeta, acaba botando o mundo em desordem.

 

Cerveja Falada, de Guto Lima, Luiz Henrique Cudo e Demétrio Panarotto, (2010, Documentário, 15min)

Os personagens são Rupprecht Loeffler e sua cervejaria, a “Canoinhense”. Um trabalho de resgate de parte da memória de um cidadão de 93 anos de idade que acompanhou as movimentações do século 20, mas que mantém o tempo parado dentro de sua cervejaria. Uma vida dedicada à paixão pelo trabalho e à manutenção de uma tradição familiar.

 

 Sessão das 20h

 

Saneamento Básico, de Jorge Furtado (2007, Ficção, 112min)

Os moradores da Linha Cristal – uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha – reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto da região. Ao fazerem o pedido da obra à prefeitura são informados de que não há verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, descobrem que o governo federal disponibilizou R$ 10 mil para a produção de um vídeo, que se não for usado neste item, será devolvido em breve. Os moradores resolvem então usar a quantia para realizar um vídeo sobre a obra enquanto a executam, com apoio da prefeitura. Porém, a retirada do recurso depende da apresentação de um roteiro e da execução de um filme de ficção.

  

Serviço:

 

O Quê: Cine Pitangueira

 

Quando: quinta-feira (24/02), a partir das 18h30

 

Onde: Casa das Máquinas

           Praça Bento Silvério, Lagoa da Conceição

 

Quanto: gratuito

 

*Colaboração: Fifo Lima


galeria de imagens