Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

16/06/2011 - Cultura
Representante do Governo Regional dos Açores visita Fundação Franklin Cascaes
A Diretora Regional de Comunidades, Maria da Graça Borges Castanho, agradeceu as ações para divulgação da cultura açorianaem Florianópolis

foto/divulgação: Dieve Oehme

Rodolfo Joaquim Pinto da Luz e Maria da Graça Castanho

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) recebeu nesta quarta-feira (15/06) a visita da Diretora de Comunidades do Governo da Região Autônoma dos Açores, Maria da Graça Borges Castanho. Acompanhada de uma comitiva da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina (CAISC), a dirigente foi recebida pelo superintendente Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, a quem parabenizou pela atuação na área cultural, agradecendo em especial as ações para valorização da cultura de base açoriana no município. 

 

“Açores tem uma dívida para com seus emigrantes e os açorianos têm muitos motivos para estar orgulhosos desta comunidade”, reforçou Castanho. A Presidente da CAISC, Carin Machado, complementou que existem 12 Casas dos Açores espalhadas pelo mundo e a de Florianópolis é a única sediada numa ilha, além de ser a única  comunidade de açorianos que não possui descendentes diretos.

 

Rodolfo Pinto da Luz explicou aos visitantes que a Fundação Franklin Cascaes tem buscado divulgar a cultura açoriana com ações para preservação da renda de bilro, fortalecimento de manifestações culturais como os ternos de reis e as festas do Divino Espírito Santo, entre outras medidas. “A relação da cidade com os Açores é muito intensa e esperamos intensificar ainda mais. Florianópolis, inclusive, é conhecida como a décima ilha dos Açores”, comentou.

 

 Durante a permanência na capital catarinense, Maria da Graça Castanho cumpre agenda de visitas que inclui o Núcleo de Estudos Açorianos, Universidade Federal de Santa Catarina, Palácio Cruz e Sousa, Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina e Casa do Vigário, além de conhecer o Centro de Referência da Renda de Bilro de Florianópolis, na Lagoa da Conceição, onde a CAISC desenvolve projetos em parceria com a Fundação Franklin Cascaes.

 

 

 

 

 

 

 

 


galeria de imagens