Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

24/06/2011 - Cultura
FAM 2011 inicia nesta sexta-feira
O festival, queconta com apoio da Fundação Franklin Cascaes, oferece ao público oportunidade de assistirgratuitamentea mais de 60 filmes de oito países da América do Sul, de24 de junho a 1º de julho

foto/divulgação: Fam 2011

Festival reúne mais de 60 obras em quatro mostras competitivas

Se em diversos municípios do nordeste brasileiro o mês de junho é dedicado aos festeiros de São João, no sul do país, outro festival atrai milhares de apreciadores de cinema e vídeo. Até 1º de julho, acontece na capital catarinense o FAM 2011 - 15º Florianópolis Audiovisual Mercosul, que vai mostrar e discutir a produção que está nas telas grandes e pequenas do Brasil e de outros países da América Latina. E, como é tradição desde 1997, toda a programação é gratuita. A abertura do festival será nesta sexta-feira (24/07), no auditório Garapuvu, às 18h30, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Estreando no festival catarinense, o filme ‘Estamos Juntos’, de Toni Venturi, abre a agenda do FAM 2011, na sexta-feira, às 21h, na Mostra de Longas Mercosul – a principal mostra não competitiva, e que terá mais sete filmes em exibição. Vencedor do Cine/PE – Festival do Audiovisual de Pernambuco, o filme de Venturi conquistou recentemente sete estatuetas Calunga nas categorias direção, filme, roteiro, atriz, montagem fotografia e crítica.

 

Para todos os públicos

 

As quatro mostras competitivas do FAM 2011 – Curtas Mercosul, Doc-FAM, Catarinense e Infantojuvenil – reúnem 55 obras que traduzem a diversidade da produção audiovisual latino-americana. Além dessas atividades, haverá a Mostra Revelando os Brasis, com exibição de quatro produções que resultam de um projeto homônimo, e que foram produzidas por moradores de pequenas cidades brasileiras que contam suas próprias histórias.

 

Tem também a Mostra Outros Olhares, espaço com curadoria da Associação pela Promoção da Cultura Latinoamericana na Itália (Associazione per la Promozione della Cultura Latinoamericana in Italia- APCLAI), organizadora do Festival de Cine Latino Americano de Trieste, parceiro do FAM nesta edição. O Festival terá ainda dez oficinas, o Congresso de TV Digital e o Encontro de Cultura da Rede de Mercocidades, fechando uma intensa agenda diária.

 

Consolidando-se como uma das principais mostras de cinema e vídeo da região sul, o festival sedia mais uma vez o Fórum Audiovisual Mercosul, que é transmitido ao vivo pela internet, dando espaço para a discussão de políticas públicas, debates, trocas de experiências, integração e intercâmbio de ideias e projetos. Dos 13 países que integram a América do Sul, oito estarão representados no evento. Além do Brasil, participam produções da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai.

 

Uma das presenças confirmadas no fórum é o cineasta Carlos Reichenbach, um dos maiores criadores contemporâneos do Brasil que está sendo homenageado na Mostra Comemorativa do FAM 2011. Reichenbach participará do painel sobre o cinema latino-americano, no dia 28 de junho.

 

Mais informações no blog e no site do FAM 2011

 


galeria de imagens