Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

15/03/2012 - Cultura
Florianópolis sedia a partir de hoje Bienal de Dança
Evento promovido pela Fundação Franklin Cascaes reúne cerca de 150 bailarinos de quatro estados em apresentações gratuitas.

foto/divulgação:

Cia Atitude é a atração de domingo no Teatro Governador Pedro Ivo

Cerca de 150 bailarinos de 14 grupos de dança de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro participam da primeira Bienal de Dança de Florianópolis, promovida pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). A abertura do evento acontece nesta quinta-feira (15), às 20h30, no Teatro Governador Pedro Ivo com a apresentação dos grupos catarinenses Dearaque Cia. De Experimentos Artísticos, trazendo o espetáculo ‘Ruínas’, seguido da Cia Jovem Ballet do Bolshoi com a coreografia “Se eu te contasse meu segredo?”, às 21h, e do grupo H2S Company, encerrando a noite com “Eu danço bleique”. As apresentações prosseguem até domingo em quatro teatros da cidade, com entrada franca.

 

A Bienal de Dança de Florianópolis tem por objetivo valorizar e difundir o trabalho das companhias, grupos, bailarinos, profissionais ou não de dança, enfatizando a diversidade de linguagens e perspectivas de criação e pesquisa na produção.  A programação é composta por espetáculos inéditos, em processo de criação, finalizados até a data de apresentação ou que estejam em circulação. Além do Teatro Pedro Ivo, haverá espetáculos nos teatros Álvaro de Carvalho e UBRO, no Centro, e Casa das Máquinas, na Lagoa da Conceição.

 

Paralelamente às apresentações artísticas, a programação da Bienal traz na sexta-feira (16), uma palestra com Fabiano Carneiro, coordenador da área de Dança da Funarte, que vai falar sobre as políticas do Governo Federal para o setor. O encontro cultural está previsto para o Teatro da UBRO, às 18h, também com entrada franca.

 

Participam da Bienal 2012 grupos de dança de Florianópolis, Joinville, Rio de Janeiro, Curitiba, Caxias do Sul, Balneário Camboriu e Garopaba. A seleção ficou por conta de uma comissão formada por profissionais de reconhecida experiência na área da dança, Chames Maria Gariba, Chefe do Departamento de Dança da FCFFC e coordenadora técnica da Bienal, Ana Beatriz Mattar, professora e coreógrafa, Eugênio Jannuzzi, bailarino, coreógrafo e professor, Ligia Maria Martins, representante da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina. Dos 30 espetáculos inscritos, 13 foram selecionados.

 

Serviço:

 

O Quê: Bienal de Dança de Florianópolis

Quando: de 15 a 18 de março

Onde: Teatro Governador Pedro Ivo

          Teatro Álvaro de Carvalho

          Teatro da UBRO

          Casa das Máquinas

Quanto: gratuito