Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

27/07/2012 - Cultura
Fundação Franklin Cascaes comemora 25 anos
Programação especial inclui entrega do Prêmio Franklin Cascaes de Cultura, no Teatro Álvaro de Carvalho

foto/divulgação: Mauro Vaz

A artista Maria Celeste foi uma das homenageadas na edição de 2011

A Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC) celebra 25 anos no final de semana, com uma programação especial. As comemorações iniciam no sábado (28), às 9h, no Terminal de Integração do Centro (Ticen), com música, intervenções teatrais e folclore.

 

No domingo (29), às 16h, a agenda cultural contempla apresentação do espetáculo “O Auto do Boi de Mamão”, junto ao trapiche da Avenida Beira-mar Norte. E, a partir das 17h, o palco principal da festa é o Teatro Álvaro de Carvalho, no Centro, onde acontece a entrega do Prêmio Franklin Cascaes de Cultura.


Representado pela figura da bernunça – personagem do folclore local e símbolo da FCFFC – o prêmio é um reconhecimento público ao trabalho de pessoas, grupos e entidades do meio artístico e cultural do município. Com um design diferenciado em 2012, alusivo à edição comemorativa, o troféu será concedido a 24 homenageados em categorias artísticas e especiais.

 
“É um momento festivo que compartilhamos com pessoas que fazem parte da história da Fundação Franklin Cascaes, e que contribuem com sua arte, dedicação e talento para divulgar Florianópolis, em diferentes expressões artísticas e culturais, dentro e fora do Brasil”, destaca a superintendente Sidneya Gaspar de Oliveira.


No evento, também serão homenageados os superintendentes da instituição ao longo desses 25 anos de existência. Será apresentado ainda o selo comemorativo para aplicação nos materiais de divulgação dos eventos da Fundação a serem realizados até o final do ano.

 

Celebrando Cascaes



Criada pela Lei nº 2.647/87, em 29 de julho de 1987, a Fundação Franklin Cascaes é responsável por gerir as políticas públicas para a cultura no âmbito municipal. Entre outras atribuições, o órgão tem o compromisso de promover a conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural da cidade; preservar a história e a memória de Florianópolis; além de fomentar e divulgar as diferentes expressões das artes e das culturas, atuando na difusão e valorização das manifestações culturais tradicionais e contemporâneas.



O Prêmio Franklin Cascaes de Cultura reverencia o professor, pesquisador e talentoso artista catarinense, que dá nome à instituição de cultura do município. Franklin Joaquim Cascaes dedicou parte de sua vida ao registro das tradições, usos e costumes dos nativos da Ilha de Santa Catarina. Durante mais de 40 anos, atuou na pesquisa da cultura local, cuidadosamente registrada em um rico acervo de esculturas, desenhos, anotações e recortes de jornais, entre outros documentos. Cascaes faleceu em 15 de março, no final do verão de 1983.


galeria de imagens